Notícias

Open Finance: BC lança a nova fase do Open Banking

1 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (24), o Banco Central (BC) anunciou a nova fase do Open Banking. Com a aprovação de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), foi lançado oficialmente o Open Finance. Segundo nota publicada pelo BC, esta nova fase representa uma evolução do modelo do Sistema Financeiro Aberto implementado no Brasil. 

Agora, de acordo com o BC, será possível acessar de maneira integrada mais do que apenas dados e serviços bancários. Com o Open Finance, o brasileiro poderá ter acesso a um maior leque de serviços e produtos de múltiplas instituições. 

“Essa ação reforça a evolução do modelo brasileiro do Sistema Financeiro Aberto, que passará de uma iniciativa tradicional de Open Banking puramente voltada para dados e serviços relacionados a produtos bancários tradicionais para configurar-se como uma estratégia mais ampla, abarcando dados sobre outros serviços financeiros como de credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência”, aponta o conteúdo publicado pelo Banco Central. 

O Banco Central informa ainda que está, em conjunto com o Conselho Monetário Nacional, trabalhando para atualizar o tratamento regulatório para implementar definitivamente o Open Finance como nova nomenclatura para o Sistema Financeiro Aberto brasileiro.


Saiba mais

Nova ‘Rota de Seda’: o ambicioso plano de US$ 900 bilhões da China


Por último, o BC afirma que a mudança ocorre em sintonia com conversas para integrar os sistemas do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep) com o Open Finance, “visando uma futura interoperabilidade entre participantes do Open Finance e do Open Insurance”. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…