Notícias

Paralisação da Receita Federal gera gargalo no Porto de Santos e combustíveis podem ficar mais caros

2 Minutos de leitura

A falta de acordo entre o governo federal e os servidores da Receita Federal já começa a gerar danos em um dos principais portos do país. No Porto de Santos, as operações padrões que dependem de auditores da Receita Federal estão paralisados e milhares de litros de combustíveis estão acumulados nos tanques dos terminais. 

Com o gargalo na entrada de combustíveis no país, o preço de importação da gasolina e diesel deve ficar mais alto. Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), pode afetar inclusive o preço final para o consumidor nos postos de gasolina. 

Outro problema gerado pela paralisação de servidores da Receita é a fila de mais de 800 caminhões na região Norte do país. 

“Além da elevação dos preços, a operação padrão iniciada pelos auditores ficais poderá provocar o desabastecimento (de combustíveis) no mês de janeiro de 2022, uma vez que, as refinarias nacionais não têm capacidade para atender a demanda nacional e os volumes importados são necessários para completar o suprimento de diesel e gasolina para as distribuidoras de combustíveis”, disse uma nota da Abicom. 


Saiba mais

Balança comercial brasileira atinge superávit recorde de US$ 61 bilhões em 2021


Servidores da Receita Federal anunciaram uma greve na última semana de dezembro de 2021 em busca de um reajuste salarial e o bônus para a categoria, que não constam no Orçamento para 2022. A paralisação geral também foi impulsionada considerando que apenas os servidores da Polícia Federal, Rodoviária e Penitenciário receberam reajustes no orçamento. 

A categoria argumenta a falta de diálogo do governo federal para com a Receita. O tratamento de silêncio se estende para o Banco Central (BC), onde servidores também já anunciaram uma entrega de cargos. 

Na Receita Federal, segundo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), mais de 1.200 cargos já foram entregues. Enquanto isso, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) anunciou a suspensão dos julgamentos ontem (06) por conta da falta de quórum regimental. 

Para o próximo dia 18, uma paralisação nacional com a participação de diversos setores do funcionarismo público busca pressionar ainda mais por diálogos das categorias com o governo. 

Foto: Receita Federal / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…