Notícias

Reino Unido é a primeira nação do G7 a aumentar os juros enquanto a crise pressiona Boris Johnson

2 Minutos de leitura

O Reino Unido é a primeira nação entre os países que compõem o grupo do G7 a aumentar suas taxas básicas de juros após a pandemia de COVID-19. A intenção do Banco da Inglaterra (BoE em inglês) é de tentar frear o avanço da inflação. 

As taxas de juros foram aumentadas em 15 pontos-base, de 0,10% para 0,25% em um momento em que Boris Johson, primeiro-ministro do Reino Unido, enfrenta uma das suas principais crises desde o início da pandemia. 

Atualmente, a escalada da inflação vem preocupando o setor econômico da nação. Nos últimos 12 meses, o acúmulo chegou a 5,1% em novembro, uma alta significativa comparada com a inflação de outubro (4,2%). É a maior inflação acumulada desde 2011. 

O Produto Interno Bruto (PIB) também já sente os impactos da inflação. As últimas projeções de especialistas econômicos indicam que o crescimento econômico no quarto trimestre de 2021 deve ficar em 0,5%, metade do projetado anteriormente. Fora a alta dos preços, o avanço da Ômicron também contribuiu para um PIB mais fraco. 


Saiba mais

Inflação acumulada de 12 meses dos EUA é a maior desde 1982


A escalada da inflação é uma preocupação global. Em países desenvolvidos, a retomada econômica, somada às injeções à economia, pressionam a alta dos preços. 

Além de uma economia pressionada, o primeiro-ministro enfrenta uma grave crise política. Em 2020, segundo apurações de jornais da nação, ele e sua equipe realizaram encontros presenciais no inverno de 2020, incluindo no Natal, enquanto todo o país passava por um lockdown

Parte de sua base de apoio no Congresso já começou a abandonar o barco, e as medidas de contenção aprovadas contra o avanço do Sars-CoV-2 precisaram de apoio da oposição. 

Como se não se bastassem as crises políticas, o avanço da Ômicron fez com que o Reino Unido registrasse níveis recordes de novos casos de COVID-19. Ontem (15), o país registrou mais de 78 mil novos casos do vírus, um recorde desde o início da pandemia. 

Na terça-feira (14), o Reino Unido também confirmou sua primeira morte pela nova variante Ômicron. 

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…