Notícias

Selic: ata do Copom destaca piora no cenário externo

3 Minutos de leitura

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta terça-feira (28) a ata da 253ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), onde o mesmo optou pela manutenção da Selic em 13,75% ao ano pela quinta reunião consecutiva

No documento, o BC destaca que o cenário externo se deteriorou após a 252ª do comitê. A crise no setor bancário das principais economias do mundo tornou os mercados mais voláteis e aumentou a aversão ao risco dos investidores. 

A inflação persistente a nível global leva a política monetária das economias desenvolvidas a níveis cada vez mais contracionista e, com isso, as projeções de crescimento econômico ao redor do globo permanecem baixas. Na outra ponta, no entanto, o BC enxerga de forma positiva a flexibilização da política de Covid Zero na China, além do inverno mais ameno na Europa uma ‘desaceleração gradual’ da economia norte-americana. 

“Leituras de inflação recentes apontam para alguma estabilização dos núcleos de inflação em diversos países em patamares superiores a suas metas e reforçam o caráter inercial do atual processo inflacionário”, aponta a ata do Copom. “O ambiente inflacionário segue desafiador e o baixo grau de ociosidade do mercado de trabalho em algumas economias, aliado a uma inflação corrente persistentemente elevada e com alto grau de difusão, sugere que pressões inflacionárias, particularmente no setor de serviços, devem demorar a se dissipar”. 

O Copom aponta ainda que o mercado internacional não conhece ao certo os impactos da crise bancária sobre as condições financeiras nas principais economias do mundo. No documento, o BC ainda afirma que o cenário atual aponta para um período prolongado de juros elevados. 

No cenário doméstico, a ata do Copom continua demonstrando preocupação com a inflação elevada. Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo fechou com alta de 0,84% na taxa mensal – acima do projetado pelo consenso de mercado. Adicionalmente, o comitê enxerga uma desaceleração nos indicadores referentes à atividade econômica no país. 

“Observa-se moderação nos indicadores coincidentes de atividade e o mercado de crédito também tem apresentado desaceleração na margem”, aponta. “O mercado de trabalho, que surpreendeu positivamente ao longo de 2022, continua mostrando sinais de moderação, com relativa estabilidade na taxa de desemprego, proveniente de recuos na população ocupada e na força de trabalho”. 

No cenário fiscal, o comitê reforça que segue atento ao desenvolvimento da proposta do arcabouço fiscal. Na ata, o Copom destaca que não há ‘relação mecânica’ entre a apresentação da nova regra fiscal e o processo de desinflação, mas que “um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos”. 

Você pode conferir a ata completa da 253ª reunião do Copom no portal do BC

Próximas reuniões 

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária acontece na primeira semana de maio, com a decisão de taxa de juros marcada para o dia 3 de maio. Confira abaixo as datas das próximas reuniões do comitê: 

Reunião Data 
254ª 2 e 3 de maio 
255ª 20 e 21 de abril 
256ª 1º e 2 de agosto 
257ª 19 e 20 de setembro 
258ª 31 de outubro e 1º de novembro 
259ª 12 e 13 de dezembro 

Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…