Notícias

Vendas no varejo sobem 0,1% em maio, muito abaixo das projeções do mercado

1 Minutos de leitura

As vendas no varejo brasileiro subiram 0,1% em maio ante o volume registado em abril. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os números vieram bastante abaixo do esperado. As projeções do consenso Refinitiv apontavam para uma alta de 1% no volume de vendas do varejo período. 

Ainda que abaixo do que era esperado, este foi o quinto mês consecutivo de alta nas vendas. Hoje, os dados estão 6,0% acima do ponto mais baixo dos últimos seis meses, registrado em dezembro de 2021. 

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista no Brasil registra queda de 0,2% na comparação anual – ante maio de 2021. Agora, as vendas no varejo acumulam alta de 1,8% no ano de 2022 e queda de 0,4% nos últimos 12 meses. 

“As principais influências sobre o varejo, em maio, vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Tecidos, vestuário e calçados, no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, no lado negativo”, aponta a publicação do IBGE.


Saiba mais 

Inflação dos Estados Unidos surpreende e sobe 9,1% em junho, a maior taxa anual desde 1981


Entre as oito atividades cobertas pela pesquisa, seis apresentaram alta na série com ajuste sazonal. Livros, jornais, revistas e papelaria (+5,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (+3,5%), Combustíveis e lubrificantes (+2,1%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (+2,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,0%) foram as atividades em alta em maio deste ano. 

Na outra ponta, Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%) e Móveis e eletrodomésticos (-3,0%) foram as duas atividades que apresentaram queda no volume de vendas no período. Na comparação com maio do ano passado, cinco das oito atividades cobertas pela pesquisa tiveram variação positiva. 

Clique aqui para conferir o release completo do IBGE. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…