Notícias

Vendas no varejo surpreenderam o mercado, mas o que isso nos conta sobre a economia brasileira? 

1 Minutos de leitura

Divulgados na manhã desta sexta-feira (10), os dados de vendas no varejo surpreenderam positivamente o mercado financeiro no Brasil. Com uma projeção de alta de 0,4%, as vendas cresceram 0,9% na base em abril ante os números de março. 

Na comparação anual, os números cresceram 4,5%. O mercado projetava alta de 2,6%, também muito abaixo dos números alcançados. Mas o que esses números nos contam sobre a economia brasileira e a situação do país? 

Para o economista Gustavo Bertotti, da Messem Investimentos, as vendas no varejo corroboram com outros indicadores divulgados recentemente e que também apontam para uma melhora da economia brasileira. 

“Vai de encontro com os dados do PIB, que mostram que está havendo uma recuperação da economia brasileira”, explica o especialista. Gustavo destaca que as projeções do Produto Interno Bruto do país estão sendo revisadas para cima pela maioria das instituições financeiras. E este não é o único indicador que traz otimismo para o mercado financeiro no Brasil. 

“A inflação está dando sinais de que está perdendo força”, aponta. Com a inflação podendo estar chegando no seu pico, os dados do varejo tendem a ganhar força, uma vez que o cenário fica mais favorável para o consumo. “A inflação caindo derrubou ontem o DI Futuro e isso beneficia diretamente setores sensíveis aos juros – como é o caso do varejo”. 

Esse cenário de desaceleração da inflação mostra, também, que a política monetária executada pelo Banco Central (BC) vem surtindo efeito. No entanto, alguns pontos de atenção permanecem para o restante do ano.


Saiba mais 

CPI: inflação nos EUA surpreende novamente e acumula 8,6% em 12 meses


O risco fiscal ainda é muito forte, especialmente com o mercado receoso que mais um furo no teto de gastos possa acontecer para subsidiar o barateamento dos combustíveis. As eleições também são um fator de risco que pode injetar volatilidade no mercado brasileiro e atrapalhar na retomada da economia. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…