Nesta quinta-feira (24), véspera de Black Friday, foram movimentados cerca de R$ 12 milhões em transações no e-commerce brasileiro via cartão de crédito. O total de pedidos teve uma queda de 2,8% ante o mesmo período do ano passado.
Os dados foram obtidos através de um monitoramento hora a hora da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados. Para o levantamento, foram consideradas as transações realizadas entre as 8h e as 12h de ontem.
As fraudes, no entanto, não cessaram nesta Black Friday e, segundo o levantamento da empresa, o número de fraudes cresceu 1,68% ante o ano passado. Os setores onde ocorram mais ações fraudulentas foram Telefonia, Eletrodoméstico, Eletrônico, Moda e acessório e Móveis.
Para o head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, os dados mostram que a extensão da Black Friday ocorreu também nas fraudes.
“As compras estão sendo antecipadas e isso causa impacto também nas fraudes, ainda mais considerando que a Black Friday não foi a data mais fraudada, pois as ofertas passaram a ter mais credibilidade”, apontou o especialista.
Esta extensão da Black Friday não é de hoje. Para a gerente de Inteligência da Confi Neotrust Paulina Dias, o mês de novembro como um todo acaba sendo de boas oportunidades para os consumidores. “Contamos com algumas considerações do início do mês de novembro, até o dia de hoje, que antecede a Black Friday. A primeira é que, de fato, é uma Black November”, afirma.
Ofertas antecipadas começaram a aparecer até mesmo antes do mês de novembro, com algumas lojas e marcas oferecendo descontos já em outubro. O período de Copa do Mundo também contribui para o bom momento do varejo, especialmente em categorias como TVs.
“A performance do e-commerce este mês está acima do ano passado, o que é ótimo pois no último trimestre, por exemplo, tivemos uma queda no faturamento de 10,5%, frente a 2021. A expectativa é que este mês feche com saldo positivo. Além disso, o ano de Copa é o momento de troca de TV, então os varejistas investem bastante em promoções”, explica Paulina.
Em 2022, a ClearSale espera evitar mais de R$ 50 milhões em fraudes na Black Friday. É possível ter acesso aos dados do monitoramento conjunto da ClearSale e da Confi Neotrust se inscrevendo no site Black Friday Hora a Hora.
Segundo levantamento, os meios de pagamentos mais utilizado nesta Black November foi o cartão de crédito, correspondente a 60,21% das vendas. Outros (carteiras digitais, cashback, débito, vales, etc) somaram 25,26%, seguido por boleto (8,59%) e PIX (5,95%).
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