Renda Fixa

RDB, uma oportunidade além da poupança (Entenda o que é e quais as suas vantagens)

2 Minutos de leitura

Uma modalidade de investimento pouco conhecida, mas com boa rentabilidade.O RDB (Recibo de Depósito Bancário) ainda é uma forma de investimento pouco conhecida da população. É uma alternativa de investimento de renda fixa que possui segurança e rentabilidade maior que a caderneta de poupança. É comum que se confunda sua sigla com uma forma de investir bastante conhecida, o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Tanto o CDB quando o RDB são títulos de renda fixa para captação de recursos dos bancos. 

 Um pouco mais sobre os RDBs

Os RDBs, como já dito acima, são títulos de renda fixa privada. São emitidos pelas instituições financeiras como forma de captação de recursos. Podem ser emitidos por bancos (dos comuns aos de investimento) e também pelas financeiras.

Se você ainda está em dúvida, as financeiras são instituições que realizam operações de financiamento de automóveis, caminhões, máquinas, etc. São parecidas com os bancos, mas só podem emprestar dinheiro para financiar esses bens duráveis. As financeiras são, normalmente, instituições menores e com menos capital que os bancos. Sendo assim, as financeiras costumam oferecer investimentos com rentabilidades maiores.

Diferenças para o CDB

Existem algumas diferenças fundamentais entre o CDB e o RDB, que você precisa ficar atento antes de investir:

  • Os CDBs permitem a negociação do título antes do vencimento, consequentemente, com perda de remuneração, enquanto os RDBs são inegociáveis e intransferíveis.
  • No CDB, o resgate pode ser feito a qualquer momento, mas é preciso que o prazo mínimo da aplicação, que varia de um dia a 12 meses (a depender do tipo de investimento), já tenha passado. Caso aconteça antes, o rendimento se perde. Os RDBs não podem ser resgatados antes do prazo de vencimento, ou seja, sua liquidez vem somente no vencimento. Por consequência, não possuem liquidez diária.

Apesar de não ser possível resgatar um RDB antes do vencimento, você pode vender o título de volta para a instituição que o emitiu. No entanto, o investidor pode perder grande parte ou a totalidade do rendimento.

Vantagens dos RDBs

A grande vantagem é a rentabilidade. Você se pergunta o porquê, certamente. Isso se dá porque a maior parte dos RDBs tem emissão feita pelas financeiras e não pelos bancos. Sendo assim, como as financeiras oferecem rendimentos bastante superiores aos oferecidos pelos bancos, o RDB é bastante interessante para o investidor que busca uma rentabilidade maior. Com os RDBs, há a possibilidade de negociar as taxas de remuneração em função do valor investido para, por tabela, aumentar a rentabilidade. 

As taxas podem ser prefixadas (com rendimento conhecido desde o momento da aplicação), pós-fixadas (com rendimento calculado ao final da aplicação) ou flutuantes (em função de indexadores como CDI e Taxa Selic). Por se tratar de um investimento de Renda Fixa, há risco baixo para a aplicação. Sendo assim, o investidor buscará ter sua preocupação voltada para a solidez financeira da instituição a qual aplicará o seu dinheiro.

Outra vantagem do RDB é que tem proteção garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil por CPF e por grupo financeiro. Contudo, a maior desvantagem do RDB é a incidência do Imposto de Renda na aplicação em função do tempo de investimento. Quanto maior o tempo de aplicação, menor a alíquota. Veja: 

aplicações até 180 dias: 22,5%

aplicações até 181 a 360 dias: 20%

aplicações até 361 a 720 dias: 17,5%

aplicações acima de 720 dias: 15%

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosRenda Fixa

Entendendo a taxa CDI: O indexador fundamental da Renda Fixa

4 Minutos de leitura
No universo dos investimentos, a taxa CDI é uma das referências mais importantes, especialmente para aqueles que investem em renda fixa. Apesar…
Educação FinanceiraExclusivosRenda Fixa

Títulos públicos: entenda como funciona este mercado

4 Minutos de leitura
À exceção da caderneta de poupança, os investimentos mais populares da renda fixa brasileira são os Títulos Públicos Federais. Ao investir em…
ArtigosCuriosidadesDestaqueEducação FinanceiraRenda Fixa

Quebrando a banca com a Previdência Privada

2 Minutos de leitura
Se existe alguma coisa que vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas é o tal do imposto de renda. Apenas uma…