Renda Fixa

CDBs: investidor precisa estar atento ao ganho nominal

1 Minutos de leitura

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), ficaram bem mais atrativos, com seus prêmios elevados, em função da pandemia, que por sua vez reduziu a Selic em um patamar cujo registro se tornou histórico. Desta forma, aponta-se o aumento de até 25,3 % no prêmio médio, em um ano, dos que possuem CDI como orientação, com uma suba de 105,8% para 131,1%, até setembro, nos papéis com prazo de três anos. Nota-se ainda que nos CDBs prefixados, a taxa média em setembro era de 7,5%.


Mas é importante destacar que em um cenário de juros que caminha próximo aos índices da inflação, ou até com números abaixo, o investidor precisa estar atento ao ganho nominal, representado hoje em um valor de 2,5% (já descontado o IR). Nota-se que este perde para a inflação, cujo IPCA no período de 12 meses (até setembro), foi de 2,65%, incluindo as projeções do BC, que apontam para o ano que vem um índice de 3,01%.

smart.money

Postagens relacionadas
ArtigosRenda Fixa

Entendendo a taxa CDI: O indexador fundamental da Renda Fixa

4 Minutos de leitura
No universo dos investimentos, a taxa CDI é uma das referências mais importantes, especialmente para aqueles que investem em renda fixa. Apesar…
Educação FinanceiraExclusivosRenda Fixa

Títulos públicos: entenda como funciona este mercado

4 Minutos de leitura
À exceção da caderneta de poupança, os investimentos mais populares da renda fixa brasileira são os Títulos Públicos Federais. Ao investir em…
ArtigosCuriosidadesDestaqueEducação FinanceiraRenda Fixa

Quebrando a banca com a Previdência Privada

2 Minutos de leitura
Se existe alguma coisa que vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas é o tal do imposto de renda. Apenas uma…