Notícias

EUA desaconselha Brasil a escolher Huawei para implantação do 5G

1 Minutos de leitura

Em cumprimento de agenda no Brasil nesta semana, o conselheiro de Segurança dos EUA, Robert O’Brien, fez declarações contrárias à contratação da empresa chinesa Huawei para a implantação da tecnologia 5G no Brasil. De acordo com o embaixador americano, o Brasil pode colocar a segurança de seus dados em risco se optar pela contratação da empresa.

O’Brien alertou para uma prática de utilização de métodos para ter acesso à informações dos usuários, burlando medidas de seguranças da rede. Os “backdoors” permitem que os dados gerados sejam decifrados facilmente por quem tem acesso, e neste caso, dados do governo, de empresas, e até mesmo de pessoas, poderiam ser decifrados pela companhia chinesa e isso representaria alto risco à privacidade dos brasileiros.

Com isso, o conselheiro acusou a China pela realização de ataques cibernéticos que roubam a propriedade intelectual de potências pelo mundo todo. Segundo ele, os Estados Unidos ficam de olho na empresa, e a cada 10 horas abrem um novo caso de espionagem contra ela. “Estamos preocupados que a China vá buscar alvos que não sejam tão difíceis como os EUA. Estamos preocupados que a China se volte cada vez mais para os países como o Brasil, especialmente se eles conseguirem sua rede 5G”, frisou.

O’Brien garantiu que os Estados Unidos se propõem a trabalhar em conjunto com o Brasil para defender o país de qualquer ataque cibernético e especialmente, para garantir que outros países não roubem dados, em vez de pagar pela tecnologia desenvolvida por aqui. A pressão dos EUA para que a Huawei seja banida da licitação brasileira acontece desde o ano passado.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…