Estreante na Bolsa, varejista no setor de petshop, a Petz (PETZ3) divulgou seu lucro líquido de R$ 17,061 milhões no terceiro trimestre de 2020. Esse balanço não considera o IFRS 16 (International Financial Reporting Standards) e deixa de lado os efeitos do crédito fiscal do terceiro trimestre de 2019. A alta no lucro líquido é de 47,5% ante aquele trimestre e o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado ficou em R$ 46,843 milhões, representando um crescimento de 34,5% na mesma comparação.
Para ajustar o Ebitda, a empresa deixou de lado os créditos fiscais da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS de 2019, uma doação relacionada à pandemia e também, segundo a própria companhia, “despesas não caixa de baixa imobilizado e plano de opção de compra de ações”.
A receita bruta total do trimestre foi de R$ 450,2 milhões, com alta de 51% em relação a 2019. As vendas por meio do e-commerce somaram R$ 114,8 milhões, representando um crescimento de 392,9% no ano. Com o resultado, as receitas digitais representam 25,5% do total das vendas, ante os 7,8% de participação no mesmo período do último ano.
As vendas feitas pela internet são animadoras para a empresa. “A surpresa positiva é que vimos o físico voltar, mas o digital manteve os números excelentes do segundo trimestre. Essa combinação resultou em um crescimento acima de 50% nas vendas totais e de 32% das vendas de mesmas lojas”, afirmou o CEO, Sergio Zimerman. A Petz aumentou seu número de lojas físicas de 95 para 120 no terceiro trimestre de 2020.
Mesmo com os bons resultados discriminados no balanço, a situação da pandemia ainda é um fator preocupante para o presidente da companhia, que avalia os efeitos negativos que a crise vem causando. Zimerman destaca que as lojas de shopping ainda apresentam quedas no número de vendas no terceiro trimestre, mesmo que menos expressivas que no período anterior. “Outro efeito que permanece é o impacto do banho e tosa. Permanecemos com todos os centros de estética fechados no segundo trimestre”, explicou. O segmento está sendo parcialmente retomado ao longo dos meses, mas continua em queda expressiva.