Notícias

Economistas preveem que o choque inflacionário deve continuar por seis meses

1 Minutos de leitura

Ao analisar o mercado financeiro, economistas apontam que o brasileiro vai conviver ainda – por aproximadamente meio ano – com a inflação em patamares um pouco mais altos. Isso porque as empresas devem continuar repassando os custos da alta dos insumos, por conta de afunilamentos na produção, principalmente neste momento, onde o dólar bate índices históricos e em com uma economia em fase de intensa recuperação. 

Em compensação, o setor agrícola apresenta uma propensão maior às exportações, que mostra-se mais rentável que a comercialização interna. Isso significa que a produção no País não aumentou, porém a China aumentou a demanda, fazendo com que o setor agrícola comercialize os produtos em moeda valorizada, ou seja ,o dólar. 

Além disso, há problemas em relação ao clima, o que pode vir a diminuir a oferta de grãos nos próximos meses. O tempo seco deve atrasar a colheita do soja em quase dois meses, da virada do ano para fevereiro. Da safra deste ano, há uma sobra de apenas 5%, o que fará com que haja uma grande disputa e consequentemente, sustentando os preços.

Há ainda a questão da carência de insumos na indústria, aliado ao câmbio mais rejeitado, com habilidade para elevar o IPCA de 0,30 a 0,40 ponto porcentual nos próximos cinco meses, já que a retomada da economia, mesmo que de forma passageira, tem permitido repasses. 

Um outro ponto que pode influenciar nos índices da inflação é a provável alta dos preços dos combustíveis quando houver uma vacina contra o Covid-19, em função da procura por petróleo estabelecendo normas de padronização e a oferta ainda limitada. Observa-se também que o reajuste represado de preços administrados é outro fator a pesar sobre a inflação de 2021. 

Foto: Pixabay

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…