Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta segunda-feira (7)

4 Minutos de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou em uma conclusão sobre a viabilidade das reeleições de Maia e Alcolumbre para as cadeiras mais importantes da Câmara e Senado. A decisão deve agitar as disputas entre aliados de Maia e o governo federal.

Nos EUA, novas sanções sobre a China devem impactar o mercado nesta semana, que começou registrando baixas nos principais índices asiáticos. A baixa também acontece nos índices europeus, que aguardam ansiosamente pela conclusão de diálogos sobre as tarifas e alfândega no Reino Unido, que deixou a União Europeia depois da aprovação do Brexit.

Estes e outros destaques você confere agora.

STF BARRA REELEIÇÃO DE RODRIGO MAIA E ALCOLUMBRE

Depois de uma semana turbulenta no Congresso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em votos neste domingo (6) que a reeleição para os comandos da Câmara e Senado em uma mesma legislatura — período de 4 anos que coincide com o mandato dos senadores — é inconstitucional. A decisão impossibilita a reeleição de Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM) para as cadeiras.

A ação votada pelo Supremo havia sido protocolada pelo PTB ainda em agosto deste ano. Com o placar de 7 a 4, a reeleição de Maia foi inviabilizada. No caso de Alcolumbre, o político foi barrado com um placar de 6 a 5. A votação se estende até o fim desta semana, com possibilidade de mudança de posicionamento até que o resultado seja proclamado.

O Artigo 57 da Constituição Federal expressa claramente a impossibilidade de reeleição das cadeiras em uma mesma legislatura, mas a interpretação literal, ou não, é discutida pelos ministros do STF.

A decisão do Supremo é um balde de água fria em Maia, que agora deve buscar aliados na Câmara para concorrer contra Arthur Lira (PP), aliado de Jair Bolsonaro, para a presidência da cadeira.

INSTITUTO BUTANTAN COMEÇA A FABRICAR CORONAVAC / IMUNIZAÇÃO DEVE COMEÇAR EM JANEIRO

A vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, deve começar a ser produzida pelo instituto brasileiro a partir desta segunda-feira (7). Na última quinta-feira (3), o estado havia recebido 600 litros de matéria prima para a fabricação da vacina.

O governo do estado de São Paulo deve anunciar ainda hoje um plano de vacinação da população. A previsão do governo é que a imunização comece já em janeiro de 2021.

Na última sexta-feira (3), o governador João Dória (PSDB) havia dito: “Na segunda-feira vamos apresentar o programa estadual de imunização completo, com cronograma, com setores que são priorizados, volume de vacinas, logística. Todos os processos serão apresentados”.

A CoronaVac está na terceira fase de desenvolvimento, a última antes da aprovação e distribuição. A expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o imunizante ainda neste mês de dezembro.

EUA PRETENDEM APLICAR SANÇÕES EM PELO MENOS DOZE OFICIAIS CHINESES

A guerra comercial dos Estados Unidos com a China continua. O governo norte-americano está se preparando para aplicar sanções em pelo menos uma dúzia de oficiais do Partido Comunista da China (CCP em inglês), por desqualificação de membros da oposição no parlamento de Hong Kong.

A investida do governo de Donald Trump busca pressionar o governo de Xi Jinping, que a muitos anos tenta impor controle sobre Hong Kong. Ainda no início deste mês, um dos mais importantes ativistas pró-democracia da região, Joshua Wong, foi condenado juntamente a 2 outros ativistas a 13 meses de detenção.

A possibilidade das sanções provocaram quedas nos principais índices chineses, além de causarem um baque negativo nos índices futuros dos EUA.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu nesta segunda-feira (7) por diálogos e cooperação, e que os Estados Unidos parem de interferir em assuntos domésticos chineses.

O ministro disse que: “A tarefa mais urgente atualmente é que os dois lados trabalhem juntos para removerem qualquer tipo de barreiras para atingir uma transição suave nas relações China-Estados Unidos”.

A ação deve ser uma das últimas da administração de Trump, que deve sair da presidência no início de janeiro. Investidores esperam que o governo Joe Biden continue pressionando o Partido Comunista da China, mas de forma mais gradual e com mais diálogos.


Saiba mais

Joe Biden é eleito o 46º presidente dos EUA, e como fica o Brasil?


AGENDA

Às 8h25: Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central.

Às 10h: dados sobre exportação, venda e produção referente ao mês de novembro publicados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea).

Às 15h: dados sobre a balança comercial brasileira.

BOLSAS E CÂMBIO

As negociações com o Reino Unido e a União Europeia sobre o Brexit marcaram o fim de semana e início do mercado nesta segunda-feira (7).

A saída do Reino Unido do bloco deixaria a nação de fora dos acordos de mercado único. Se não houver nenhum acordo entre as partes nesta semana, o Reino Unido passa a pagar tarifas sobre produtos a partir de janeiro, além da aplicação de um controle de alfândega.

Ainda há tempo de chegarem a um acordo hoje, mas a incerteza no final de semana provocou quedas nos principais índices do continente.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,42%, indo a 392,39 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,49%, indo a 13.233,20 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,08%, indo a 6.555,24 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,96%, indo a 5.555,09 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,40%, indo a 22.090,50 pontos

Os principais índices chineses fecharam com quedas nesta segunda-feira (7). 

As tensões da China com os Estados Unidos sofreram uma piora neste fim de semana. O país- norte-americano pretende aplicar sanções em pelo menos uma dúzia de oficiais chineses, que possivelmente tiveram papel na desqualificação de parlamentares da oposição em Hong Kong.

  • Hang Seng (HK50): -1,23%, indo a 26.506,85 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,51% , indo a 2.745,44 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,81%, indo a 3.416,60 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,76%, indo a 26.547,44 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,86%, indo a 5.022,24

Afetados pelas possíveis sanções dos EUA sobre a China, os mercados futuros norte-americanos amanheceram registrando quedas.

Às 8h da manhã:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,13%, indo a 12.510,00 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,49%, indo a 30.049,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,46%, indo a 3.680,88 pontos

O Dólar e o Euro sobem ante ao Real na manhã desta segunda-feira (7):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,26%, a R$ 5,16
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,12%, a R$ 6,25

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…