Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quinta-feira (10)

4 Minutos de leitura

A disputa pela presidência da Câmara continua acirrada. Só ontem, dois políticos anunciaram candidatura à cadeira, e blocos foram formados entre partidos, com lideranças de Arthur Lira (PP) e Rodrigo Maia (DEM).

O mercado amanheceu misto nesta quinta-feira (10), registrando baixas nos índices chineses, e altas nos europeus, afetados pelas reuniões do Brexit.

Esses e outros destaques você confere agora.

ARTHUR LIRA LANÇA CANDIDATURA PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Sendo o candidato mais aliado ao ideais do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP) lançou oficialmente sua candidatura para a presidência da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9). O político, além de ter apoio extensivo do centrão, teve provável apoio anunciado pela maioria do PSB. 18 dos 31 parlamentares do partido se mostraram favoráveis à candidatura de Lira.

Arthur Lira tem apoio de oito partidos até o momento: PP, PL, Avante, PROS, PSD, Solidariedade, PSC e Patriota. A soma é de 160 parlamentares na Câmara.

Por enquanto, aliados do governo estão na vantagem comparado ao Rodrigo Maia (DEM), que ainda busca por aliados para lançar candidatura. Segundo Maia, o governo federal está desesperado por um aliado na Câmara, cujas eleições estão marcadas para o dia 1 de fevereiro de 2021.

“O governo está desesperado para desorganizar de vez a agenda do meio ambiente nos pais. O governo está de uma vez por todas interessado em flexibilizar a venda e a entrega de armas nesse país, entre outras agendas que desrespeitam a sociedade brasileira e as minorias”, disse Maia ontem.

Ainda nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou de forma contrária à ação que viabilizaria a reeleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara, e de Alcolumbre para o Senado. A decisão ficou em 6 votos a 5, e teve respaldo do Artigo 57 da Constituição Federal, que impossibilita a reeleição nas duas cadeiras em uma mesma legislatura.

Em resposta à decisão do STF, Rodrigo Maia anunciou ontem um bloco com seis partidos, mirando a candidatura à Câmara contra o aliado do governo federal. O bloco é formado por PSL, DEM, MDB, PSDB, PV e Cidadania, e soma mais de 155 deputados.

Ontem, porém, o bloco sofreu sua primeira baixa. O político Marcos Pereira, presidente do Republicanos, anunciou a saída do grupo liderado por Maia, e se lançou para a presidência da Câmara.

Até agora, três vias são prováveis para disputarem a presidência da Câmara: Arthur Lira (PP), apoiado por Bolsonaro e Centrão, Marcos Pereira (Republicanos), e algum aliado de Rodrigo Maia (DEM).

O futuro das reformas fiscais no país ainda é nebuloso, mas uma possível candidatura de Arthur Lira significaria uma linha de diálogo mais direta com o governo federal. Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, o político do PP é o mais alinhado às agendas de reformas da pasta.

MUNDO AINDA SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA SEGUNDA ONDA DE COVID-19

Os anúncios positivos das vacinas contra COVID-19 deram fôlego ao mundo nos últimos meses, depois de um ano arrasador para a sociedade e economia. O Reino Unido começou nesta semana a imunização da população, começando pela população mais idosa. O Canadá anunciou ontem que aprovou a vacina da Pfizer (PFE), a mesma usada no Reino Unido, para uso no país. Nos Emirados Árabes, dados sobre a vacina Sinopharm indicam que o imunizante tem eficácia de 86% contra o vírus.

As boas notícias, porém, não ajudam a conter o avanço da segunda onda do vírus. A imunização total da população global pode estar muito longe de acontecer, e até lá, o vírus continua prejudicando economias e matando pessoas.

Os EUA, que já possuem 290 mil mortes por COVID-19, registraram ontem 3.034 mortes em um único dia, um recorde no país. O país é o mais afetado pela pandemia do novo Coronavírus, e já possui mais de 15 milhões de casos confirmados.

Na Coreia do Sul, o governo federal anunciou medidas fortes para conter o avanço do vírus. O país apresenta um recorde em número de casos ativos. Para o ministro da saúde, Park Neung-hoo: “A área da capital [Seoul] agora é uma zona de guerra contra a Covid-19” 

A segunda onda do novo Coronavírus já provocou mais mortes na Europa que a primeira. De agosto a dezembro, 150.000 pessoas morreram nos países que compõem a União Europeia.

O Brasil também sofre com a segunda onda. Ontem, o país registrou 848 novas mortes pelo vírus, totalizando mais de 178 mil mortes. Mais de 20 estados já registram alta na média móvel de mortes. No RJ, a lista de espera por um leito de UTI pela COVID-19 chegou a 500 pessoas.


Saiba mais

Governo federal briga por aliado na Câmara, enquanto Maia tenta achar sucessor


AGENDAS

Às 9h: dados do varejo brasileiro referente ao mês de outubro.

Nos EUA, dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente a novembro devem ser publicados às 10h30.

BOLSAS E CÂMBIO

Os mercados europeus começaram a manhã desta quinta-feira (10) apresentando altas. Sendo a principal influência no mercado hoje, os acordos do Brexit devem continuar até o fim desta semana.

Os investidores esperam por um resultado positivo nas negociações, que devem terminar antes do ano acabar.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,07%, indo a 395,18 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,14%, indo a 13.359,10 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,47%, indo a 6.595,05 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,34%, indo a 5.565,82 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,24%, indo a 22.022,50 pontos

O mercado asiático seguiu a tendência de baixas do mercado norte-americano nesta quinta-feira (10). 

  • Hang Seng (HK50): -0,35%, indo a 26.410,59 pontos
  • KOSPI (KS11): -0,33% , indo a 2.746,46 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,04%, indo a 3.373,28 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,23%, indo a 26.756,24 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,04%, indo a 4.940,52

Em manhã mista, os mercados futuros dos EUA começaram o dia registrando altas magras e quedas.

O mercado norte-americano sofreu um baque na quarta-feira (9), quando oficiais do governo dos EUA processaram o Facebook por práticas ilegais de monopólio, incluindo táticas sujas de compra de rivais, “bullying” e tentativa de falência de companhias que apresentam uma ameaça econômica ao gigante do Mark Zuckerberg.

Às 8h da manhã:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,05%, indo a 12.360,38 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,18%, indo a 30.116,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,12%, indo a 3.676,88 pontos

O Dólar e o Euro caem ante ao Real na manhã desta quinta-feira (10):

  • Às 9h05, o Dólar caiu -0,86%, a R$ 5,12
  • Às 9h05, o Euro caiu -0,84%, a R$ 6,19

Foto: UOL / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…