Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta segunda-feira (18)

6 Minutos de leitura

O Brasil fez um passo importante para a vacinação da população contra COVID-19. Ontem (17), duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no país, e o programa de imunização deve começar ainda hoje (18).

Os mercados globais seguem uma tendência pessimista com a alta no número de casos de COVID-19 nos continentes europeu e asiático. A preocupação é com as consequências imediatas de restrições de lockdowns.

Esses e outros destaques você confere agora.

ANVISA APROVA O USO EMERGENCIAL DA CORONAVAC E VACINA ASTRAZENECA-OXFORD

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo (17) as vacinas CoronaVac, desenvolvida pela SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, e o imunizante da AstraZeneca-Oxford, para uso emergencial no país. A aprovação foi unânime entre os cinco diretores da agência.

Além do Brasil, China, Indonésia e Turquia já aprovaram a CoronaVac para uso emergencial. A vacina AstraZeneca-Oxford já é aprovada sem caráter emergencial na Índia e Bangladesh.

A aprovação das vacinas foi seguida de uma cerimônia simbólica da aplicação da primeira dose da CoronaVac em São Paulo. Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser oficialmente vacinada em solo brasileiro. Enfermeira, ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela é de Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Mônica já sofreu as consequências de uma pandemia que assola o Brasil. Além de fazer parte do grupo de risco, ela viu seu irmão ser internado com a doença. Ao tomar a vacina, Mônica reitera: “Falo com segurança e propriedade, não tenham medo”.

Além dela, 112 profissionais de saúde já receberam o imunizante.

Como a vacinas devem ser distribuídas

A aprovação é um avanço significativo na busca pela imunização do país. O início do plano nacional de vacinação da população brasileira deve começar ainda hoje no fim do dia. A cerimônia simbólica do início do plano de vacinação, marcada pelo Ministério da Saúde, deve contar com governadores e ministro.

O Butantan tem 10,8 milhões de doses da CoronaVac disponíveis para a aplicação imediata. 6 milhões dessas doses devem ser entregues ao Ministério da Saúde para a distribuição nacional. Segundo João Dória, São Paulo tem direito a pelo menos 1,5 milhões de doses da vacina.

São Paulo ainda enviará 50 mil doses da vacina a Manaus, que passa por uma crise humanitária pela falta de cilindros de oxigênio. Além disso, o estado do Amazonas passa por uma alta severa no número de casos por COVID-19 depois do afrouxamento de medidas.

“Amanhã pela manhã, um avião levará 50 mil doses da vacina, independentemente da cota do Ministério da Saúde, para os profissionais da saúde do Amazonas”, disse João Dória.

Inicialmente, a imunização da população deve começar na população mais vulnerável, como idosos e indígenas, e profissionais da saúde, que são a primeira linha de combate ao vírus no país. Segundo o governo federal, a distribuição dos imunizantes deve ser exclusiva e simultânea para todos os estados da federação.

A Fiocruz ainda aguarda a importação de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca-Oxford compradas da Índia. O país asiático atrasou na entrega dos imunizantes. Além disso, o governo indiano disse na semana passada que a exportação de doses de vacinas não deve acontecer antes que a população do país seja imunizada contra a doença.

Com o atraso, o ministro Eduardo Pazuello deve conversar com a Fiocruz a respeito de uma possível produção nacional, prazos de entrega e número de doses fabricadas. Porém, mesmo a produção nacional pode enfrentar atrasos.

Para a produção do imunizante, é necessária a importação do principal insumo da vacina, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), da China. A entrega do IFA já deveria ter acontecido na semana passada, e agora segue sem data confirmada.

Atritos políticos

A cerimônia de aplicação da primeira dose da CoronaVac também foi marcada por farpas trocadas pelo governador do estado de São Paulo, João Dória, que participou da cerimônia, e pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Enquanto a cerimônia acontecia em São Paulo, Eduardo Pazuello convocou uma coletiva de imprensa, horas antes do horário marcado, em Brasília. O ministro, que reafirmou o comprometimento da pasta da Saúde com a imunização da população, disse que Dória estava fazendo “golpe de marketing” com a primeira aplicação da vacina, e que a vacina é financiada pelo SUS, e não com o dinheiro de São Paulo.

Em resposta, João Dória disse que a fala do ministro é absurda, e que o governo federal não enviou verba para a pesquisa. “Não há nenhum centavo, nem para estudo, pesquisa, nada, do governo federal. Seja honesto, chega de mentiras”, disse Dória.

“Pazuello está protestando, quando deveria estar agradecendo. É inacreditável o que estamos vivendo no Brasil. Lamento, ministro, que o senhor, que devia estar grato à Anvisa e a São Paulo, use o tempo para protestar contra isso. É inacreditável uma situação como essa. Aqui, lutamos pela vida. E Brasília, luta pelo que?”, reafirmou Dória na cerimônia.

O presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou a respeito da aprovação das vacinas. Ainda em outubro de 2020, o presidente havia dito em uma rede social que “não compraremos vacina chinesa”, seguido de atritos entre ele e o governador do estado de São Paulo.

A pandemia no Brasil

Embora o início da vacinação signifique um avanço pela imunização do país, o Brasil segue registrando números altos de casos de COVID-19.

209.868 óbitos já são registrados, depois de 518 mortes registradas ontem. A média móvel do número de mortes considerando os últimos 7 dias pela doença chegou a 961.

O Brasil tem 8.483.105 casos confirmados, sendo 26.400 registrados ontem (17).

APÓS FIM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA COMEÇAM HOJE

Começa hoje (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Mais de 14 milhões de famílias são inscritas no programa.

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos 10 dias úteis dos meses, e ficam disponíveis por 90 dias para saque.

De acordo com o Ministério da Cidadania, 95% das famílias que eram auxiliadas pelo Bolsa Família migraram para o Auxílio Emergencial no ano passado. Com o fim do Auxílio Emergencial, as famílias passam a receber do Bolsa.


Saiba mais

Anvisa inicia análise de dados de vacinas, CoronaVac tem 50,38% de eficácia geral


AGENDA

Às 8h25: Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central (BC).

Às 9h: o Índice IBC-Br relativo a novembro é divulgado pelo Banco Central (BC).

Inflação IPC-S é divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

BOLSAS E CÂMBIO

No mercado europeu, os resultados são mistos, mas negativos em sua maioria. A tendência pessimista é fruto de um continente que ainda sofre com os impactos imediatos de uma segunda onda de COVID-19, mesmo com o início da distribuição de vacinas.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,02%, indo a 407,77 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,05%, indo a 13.795,10 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,10%, indo a 6.729,17 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,21%, indo a 5.599,93 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,11%, indo a 22.406,50 pontos

As bolsas asiáticas fecharam apresentando resultados mistos nesta segunda-feira (18).

  • Hang Seng (HK50): +1,01%, indo a 28.862,77 pontos
  • KOSPI (KS11): -2,33% , indo a 3.013,93 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,84%, indo a 3.596,22 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,97%, indo a 28.242,21 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,11%, indo a 5.518,52 pontos

As bolsas dos Estados Unidos estão fechadas hoje (18) para o feriado nacional do dia do Dr. Martin Luther King Jr. Os índices futuros, porém, assim como os de commodities, continuam normalmente.

Às 8h da manhã, os mercados futuros dos EUA registram resultados negativos nesta segunda-feira (18):

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,13%, indo a 12.785,75 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,11%, indo a 30.687,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,12%, indo a 3.757,62 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta segunda-feira (18):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,27%, a R$ 5,29
  • Às 9h05, o Euro subiu -0,10%, a R$ 6,38

Foto: Governo de São Paulo / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…