Notícias

Butantan recebe insumos para a produção de mais 5 milhões de doses da CoronaVac, e o Brasil já vacinou 12,5% da população

2 Minutos de leitura

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira (19) mais 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para a confecção da CoronaVac. A quantidade deve produzir mais 5 milhões de doses da vacina, que deve ser distribuída nacionalmente.

Outros 3 mil litros do IFA devem chegar da China até o fim de abril, contabilizando mais 5 milhões de doses de vacinas até o fim do mês.

O insumo vem diretamente da China, e já estava um pouco atrasado. O calendário para a entrega de doses da vacina também atrasa um pouco, com o Butantan prometendo 46 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde até o dia 10 de maio.

“Houve atraso, um pouco acima de dez dias, e houve a divisão do lote inicial. Isso por decisão do próprio sistema de exportação da China. A burocracia ainda é uma dificuldade que estamos trabalhando. Mas como tem uma demanda muito grande de vacinas para o mundo todo, a partir da China, isso resulta em atrasos. Em janeiro, tivemos outro atraso. Esperamos que a partir de maio, com maior liberação de matéria-prima, possamos antecipar o cronograma”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, à Folha de São Paulo.

A chegada dos insumos é comemorada pelo governador do estado de São Paulo, João Dória:

Após o fim do cronograma de entrega previsto até maio, outras 56 milhões de doses serão entregues ao Ministério da Saúde até setembro. Na soma, o Butantan deve entregar 100 milhões de doses da CoronaVac até o fim do nono mês do ano.

Além da CoronaVac, a vacina da AstraZeneca/Oxford também está sendo distribuída nacionalmente. No sábado (17), o governo brasileiro confirmou que recebeu da Covax Facility a informação de entrega de mais 4 milhões de doses da vacina em maio.


Saiba mais

Anvisa inicia análise de dados de vacinas, CoronaVac tem 50,38% de eficácia geral


Como anda o plano nacional de imunização

Até o momento, 26,4 milhões de pessoas já receberam uma dose da CoronaVac ou AstraZeneca/Oxford. Isso representa cerca de 12,5% da população brasileira. 9,8% da população já recebeu a segunda dose dos imunizantes, chegando a 4,6% da população.

Para o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a vacinação da população é prioridade.

Especialistas da área da saúde reforçam que o momento ainda não é de retomada completa da normalidade. O país está há quase um mês registrando mais de 2,5 mil mortes diárias de média móvel. Ao todo, o Brasil tem 373.442 óbitos por COVID-19.

Mesmo assim, com o avanço do plano nacional de imunização, já dá para ver no horizonte a retomada da normalidade, que deve ajudar o país a se recuperar economicamente.

Foto: Governo de S. Paulo / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…