Notícias

SmartTech: AT&T confirma fusão da WarnerMedia com a Discovery; Apple Music anuncia implementação de músicas lossless e espacial; China amplia testes do yuan digital; confira as novidades do PIX, Boom Supersonic e o cenário do marketing sem cookies

4 Minutos de leitura

AT&T

A gigante AT&T anunciou uma fusão que pode causar um estrondo no mundo do entretenimento, em especial ao mundo do streaming, atualmente dominado pela Netflix, Amazon e Disney.

Na segunda-feira (17), um acordo foi fechado para a fusão da WarnerMedia com a Discovery, criando um novo grupo de mídia avaliado em US$ 150 bilhões.

Além de Animal Planet e Discovery Channel, do braço da Discovery, o novo grupo de mídia vai contar com a CNN e HBO, atualmente do grupo WarnerMedia.

Segundo os termos da AT&T, seus acionistas ficarão com 71% dos papéis da nova companhia. Os outros 29% ficaram para acionistas da Discovery.

Atualmente, o mercado de streaming é dominado por outras gigantes do entretenimento. A Netflix, por exemplo, passou de 200 milhões de usuários no início de 2021.

No caso da Disney, seu serviço de streaming, o Disney +, já passou da marca de 100 milhões de usuários.

Imagem: Apple Music

Apple Music

Em mais um anúncio que deve abalar o mundo de streaming, a Apple anunciou que seu serviço de música, o Apple Music, vai contar a partir de junho com um catálogo de músicas lossless (sem perda de qualidade), além de som especial, que é implementado em parceria com a Dolby Digital. Tudo isso sem custo adicional.

Atualmente, as plataformas de streaming de música contam com reproduções de áudio com formatos que perdem a qualidade se comparados com os de CD e Vinil. No caso do Spotify, o formato é MP3, a 320kbps. No caso da Apple Music, o formato é próprio da companhia, o AAC (Advanced Audio Coding), a 256kbps.

A partir de junho, usuários do Apple Music contarão com um formato de áudio a 16 bit e 44.1 kHz, podendo ir até 24 bit e 48 kHz. Para audiófilos de verdade, a qualidade de som pode chegar a 24 bit e 192 kHz.

A única plataforma de streaming de música a permitir músicas em formato lossless é o Tidal, lançado com esse propósito. Seu preço médio, porém, é mais alto que o padrão.

Além de lossless, graças a uma parceria com a Doby Atmos, assinantes do serviço também poderão conferir a tecnologia chamada de spatial audio (áudio espacial). 

Em resumo, a tecnologia tenta simular sons que serão reproduzidos em todos os lados da cabeça do usuário que estiver com fone de ouvido. Isso significa que, ao ouvir músicas, você terá a sensação de ouvir de várias direções, ao posto de apenas duas, como é atualmente.


Saiba mais

SmartTech: o efeito ‘Elon Musk’ nas criptomoedas; PIX Cobrança começa a funcionar; Amazon anuncia frete grátis para compras internacionais; saiba das novidades da BugHunt, SpaceX e Google


Yuan digital

A China está prestes a se tornar a primeira nação do mundo a implementar uma moeda 100% digital. Com o objetivo de acabar com a circulação de papéis em um futuro distante, o Yuan digital é registrado em blockchain.

Os testes iniciaram no fim de 2020, e até agora parece ser um acerto da China, ameaçando a supremacia do dólar no mercado global.

Agora, o país está expandindo os testes. Segundo o site The Block, na cidade de Chengdu, algumas pessoas, usuárias do The Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), já conseguem registrar carteiras que contam com o Yuan digital.

Usuários que já possuem o serviço disponibilizado podem fazer depósitos na carteira, retirada de dinheiro, pagamentos via QR Code e transações peer-to-peer.

PIX

Fazendo parte da série de iniciativas que visam modernizar o PIX, sistema de transferências lançado pelo Banco Central, o BC agora estuda permitir que usuários possam transferir dinheiro para outros países.

“Temos um projeto para que, no futuro, o PIX possa fazer transferências para outros países, mas dependemos do avanço nas discussões sobre o lançamento de moedas digitais por outros bancos centrais”, disse o presidente do BC, Campos Neto, em palestra no Latin America Disruptive Tech Founders & CEO Virtual Summit 2021, evento promovido pelo Bank of America.

Outra inovação que marcou o mês do PIX foi a implementação do PIX Cobranças, que permite agendamento de pagamentos. 

Boom Supersonic

Já pensou em ir a qualquer lugar do mundo em menos de quatro horas e de forma barata?

Essa é a proposta da Boom Supersonic, startup norte-americana. A companhia desenvolveu um avião supersônico, o Overture, que promete ser três vezes mais rápido que os supersônicos do mercado.

A companhia promete que uma simples viagem de Nova Iorque a Londres custaria apenas US$ 100, e demoraria três horas.

Além de potencialmente revolucionar como nos movimentamos pelo mundo, a linha de supersônicos pode ser extremamente benéfica para empresários e pessoas que precisam viajar muito por conta da linha de trabalho.

Fonte: Apple

Marketing sem cookies?

Como noticiamos em outro giro, a Apple, empresa trilionária de tecnologia, lançou sua nova versão de sistema operacional (OS em inglês) para sua linha de iPhones, o iOS 14.5.

De forma resumida, a atualização permite um maior controle do que aplicativos possuem de informações pessoais de usuários. A nova versão do iOS permite que usuários desativem a opção de “track”, impossibilitando aplicativos de comunicarem entre si usando dados pessoais, e criando ads personalizáveis no processo.

Como comentamos, o Facebook foi a primeira empresa a ser veemente contra a atualização. O CEO da companhia, Mark Zuckerberg, chegou a falar que “a Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas as medidas claramente visam seus interesses competitivos”.

Embora isso prejudique os negócios do Facebook, a atualização está trazendo uma verdadeira reforma no marketing digital. Mesmo que sua maior rival, a Google, não tenha trazido a funcionalidade de bloqueio de track para seu sistema operacional  Android, usuários do iOS compõe uma fatia significativa do mercado.

A princípio, a notícia da Apple é suficiente para causar um turbilhão no mercado, mas a Google anunciou que deve eliminar o acesso de empresas à histórico de pessoas no navegador Chrome.

Como você já deve saber, propagandas direcionadas são o grande pilar do marketing digital dos últimos anos. Aplicativos usufruem dos dados compartilhados e conseguem criar propagandas personalizadas para cada indivíduo.

Com a mudança na Apple e Google, o mercado deve se adaptar a um mundo menos personalizável. A curto prazo, vai causar uma verdadeira revolução nas agências, especialmente após um período marcado pela pandemia de COVID-19.

Para alguns especialistas, as mudanças no mercado podem resultar em um encarecimento de serviços. Antes, o acesso à dados era muito mais fácil e padrão. Agora, as agências terão que pagar por serviços mais especializados em propaganda direcionada.

Imagem: Apple / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…