Notícias

OMS aprova uso emergencial da CoronaVac contra COVID-19

2 Minutos de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira (01) o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, para o uso emergencial contra COVID-19.

Segundo a entidade, após procedimentos de estudos do imunizante, a OMS disse que a Coronavac “atende aos padrões para segurança, eficácia e fabricação” e que a aprovação “permite que países acelerem sua própria aprovação regulatória para importar e administrar vacinas contra a covid-19”.

É o sexto imunizante a receber a aprovação emergencial da OMS. No caso do Brasil, cuja vacina foi desenvolvida com parceria do Instituto Butantan, a CoronaVac é uma das três vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A aprovação é uma boa notícia por vários motivos. Primeiramente, como dito pela entidade, mais países podem aprovar o uso da vacina com o aval da mais importante autoridade sanitária do mundo.

Além disso, para brasileiros, visitar outros países pode ficar mais fácil. Isso porque com o reconhecimento da OMS, vacinados pela CoronaVac podem ser considerados como imunizados com segurança por mais países.

Outro destaque apontado pela OMS é sobre a facilidade de gerenciamento do imunizante. A CoronaVac pode ficar armazenada em temperaturas de 2ºC a 8ºC, sendo mais acessível a países com menos recursos de distribuição.

A CoronaVac, assim como a da Sinopharm, usam o vírus “inativado” para fazer a imunização. Neste caso, a vacina tem todas as proteínas presentes no vírus Sars-CoV-2, exceto pela proteína S, que é responsável por infectar as células do corpo.


Saiba mais

Anvisa inicia análise de dados de vacinas, CoronaVac tem 50,38% de eficácia geral


Estudo em Serrana (SP)

O anúncio da OMS acontece uma semana após a publicação de um estudo do Instituto Butantan acerca dos efeitos da imunização em massa em um município. Neste caso, o município de escolha foi Serrana, de São Paulo, que possui 45 mil habitantes.

O estudo demonstrou que após 95,7% da população tomar duas doses do imunizante, as mortes por COVID-19 foram reduzidas em 95%.

“A redução de casos em pessoas que não receberam a vacina indica a queda da circulação do vírus. Isso reforça a vacinação como uma medida de saúde pública, e não somente individual”, disse o diretor de ensaios clínicos do Instituto Butantan, Ricardo Palacios.

O chamado Projeto S teve início no dia 17 de fevereiro e vacinou, no total, 27.160 pessoas adultas com a segunda dose da CoronaVac. 38% da população tem idade menor que 18 anos, e portanto não podem ser vacinadas.

Um dos dados mais importantes do estudo se refere ao comprometimento da população para a imunização em segunda dose. A preocupação atual do Ministério da Saúde é em relação ao alto número de pessoas que não voltam para tomar a segunda dose.

De acordo com o estudo, em Serrana, 97,7% da população tomou a primeira dose da vacina, e 95,7% retornaram para a segunda dose.

Com a realização do estudo, a eficácia da vacinação em massa contra COVID-19 se reafirma como alicerce mais importante para a superação da pandemia no país.

Foto: Prefeitura de Parnamirim / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…