Notícias

Secretário de Guedes diz que crise hídrica pode afetar o crescimento econômico brasileiro

2 Minutos de leitura

Bruno Funchal, secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, disse nesta terça-feira (01) que a crise hídrica que afeta o sudeste e centro-oeste do país pode afetar o crescimento econômico brasileiro, podendo trazer impactos ao Produto Interno Bruto (PIB) e à inflação.

A fala foi dita durante uma audiência pública no Congresso Nacional sobre medidas de enfrentamento da pandemia. O secretário substituiu o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Claro que a gente tem riscos pela frente, essa crise hídrica é um risco, a gente não pode ignorar isso. É um risco que pode ter repercussão na reaceleração da economia e na inflação”, disse o secretário.

Mesmo com a crise hídrica, o secretário reforçou a tese da vacinação contra COVID-19 como sendo o principal pilar para a retomada econômica do país.

“Nosso desafio, o melhor instrumento, é acelerar a vacinação. Novas vacinas estão sendo contratadas, estão chegando. Todos os analistas concordam que quanto maior a velocidade da nossa vacinação, mais rápida a volta à normalidade, maior vai ser o crescimento deste ano e do ano que vem. Em termos de política econômica, esse é um dos grandes objetivos, a velocidade de vacinação”, disse o secretário à Globonews nesta quarta-feira (02).

Quanto à crise no abastecimento de energia, segundo dados do governo, os níveis nos reservatórios dos sistemas de hidroelétricas estão em 32,2%, o pior volume de água em 91 anos. A situação é ainda pior considerando as baixíssimas previsões de chuvas para as próximas semanas.


Saiba mais

Banco Central e corretoras de investimentos aumentam apostas para um crescimento econômico mais forte no Brasil


A seca pode afetar o abastecimento de energia em todo país. Nessa semana, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná para o período de junho a setembro.

Com o agravamento da crise e uso de termelétricas mais caras aprovadas pelo Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já anunciou que a conta de luz deve ficar mais cara para o brasileiro, chegando ao segundo patamar da bandeira vermelha, que representa um valor adicional de R$ 6,24 a cada 100 kwh consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), pelo menos cinco estados estão sob risco de racionamento de energia elétrica: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Embora o governo tenha negado a possibilidade de racionamento de energia, a situação já lembra os apagões na época da presidência de Felipe Henrique Cardoso em 2001. Isso porque a depender do gerenciamento da crise, ela pode ser um fator de desgaste do governo, que tenta emplacar uma reeleição em 2022.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…