Notícias

Segundo Biden, os efeitos inflacionários são “temporários”

2 Minutos de leitura

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os efeitos inflacionários do país, que estão surpreendendo os economistas nos últimos meses, são temporários, acalmando os ânimos sobre possíveis aumentos nas taxas de juros do país, que por enquanto seguem em baixa recorde de 0% a 0,2%.

“Nós sabemos que conforme a nossa economia se levanta novamente, nós vemos alguns preços aumentarem. Algumas pessoas alertaram para sinais de uma inflação persistente, mas não é essa nossa visão”, disse Biden na Casa Branca hoje (19). “Nossos especialistas acreditam que os dados mostram que a alta nos preços que estamos vendo é previsível e temporária”, complementou.

A preocupação do mercado internacional é que a recuperação econômica nesse momento pós-pandemia seja prejudicada com a alta da inflação. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,9%, mais que o dobro do esperado por especialistas (0,4%).

Segundo o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), as pressões que provocam a alta da inflação são temporárias. Em maio, por exemplo, o índice foi impulsionado pela alta de 10,5% nos carros e caminhões usados, segundo dados do Department of Labor.

Além disso, existem os efeitos econômicos causados pela alta na demanda após a reabertura da economia e fim parcial das medidas de restrição social. Segundo Biden, não dá para ligar a economia global de novo e esperar o contrário, já que um “aumento na demanda é esperado”.

Na base comparativa anual, a inflação nos EUA já acumula 5,4%, maior valor desde 2008:


Saiba mais

Inflação dos EUA surpreende economistas e acelera 0,9% em junho


Embora os efeitos provavelmente sejam temporários, Biden disse que sua administração deve ficar vigilante:

“Eu quero deixar claro: minha administração entende que se nós tivermos uma inflação descontrolada em longo prazo, isso traria desafios à nossa economia. Embora nós estejamos confiantes que não é isso que está acontecendo hoje, nós vamos continuar vigilantes a respeito de qualquer resposta necessária”, disse Biden.

Além das taxas baixas de juros, o presidente dos EUA defende a aprovação de mais pacotes de estímulos bilionários para arcar com os custos dos investimentos em infraestrutura, além de dar uma base monetária a milhões de pessoas no país.

Além de dar uma base de sustento à economia, os pacotes aprovados pelo democrata também incentivam o plano de vacinação nacional. Quanto a isso, ele reforçou a importância de se vacinar, agora que as doses estão disponíveis para todas as idades.

“Por favor, vá vacinar. Vá vacinar agora. Funciona, é seguro, é conveniente e é de graça. O vírus não precisa te segurar mais. Não precisa segurar a nossa economia mais”, disse Biden.

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…