Notícias

Enquanto o Fed estuda puxar o freio, a China segue seu ambicioso plano de estímulos econômicos

3 Minutos de leitura

Após um ano de pandemia, marcado pela paralisação completa dos serviços, queda nas economias e restrição social, as duas grandes superpotências econômicas apostam nos altos estímulos ao mercado para se recuperarem.

Com amplos investimentos na infraestrutura, a China e os Estados Unidos promoveram um superciclo das commodities, alta dos preços que beneficia países como o Brasil, economias em ascensão que exportam muita matéria prima.

Nos Estados Unidos, os juros estão em baixa recorde de 0% a 0,2%, estimulando investidores enquanto o governo aprova pacotes trilionários que beneficiam diretamente a população, saúde e educação do país. O resultado disso é uma subida substancial da inflação, mas com uma economia que sustenta a alta dos preços.

Recentemente, porém, o mercado econômico global desconfia que os juros baixíssimos, que agradam a economia, podem aumentar em breve. Em junho, a inflação dos EUA ficou em 0,9%, surpreendendo especialistas.

O Federal Reserve (Fed) vem falando que os recentes efeitos inflacionários são temporários, mas faltou convencimento. Nesta semana, na Casa Branca, o presidente Joe Biden ainda reafirmou a análise do Fed.

“Nós sabemos que conforme a nossa economia se levanta novamente, nós vemos alguns preços aumentarem. Algumas pessoas alertaram para sinais de uma inflação persistente, mas não é essa nossa visão”, disse Biden na segunda-feira (19).  “Nossos especialistas acreditam que os dados mostram que a alta nos preços que estamos vendo é previsível e temporária”, acrescentou.

Mesmo assim, membros do Federal Reserve já indicaram que os juros podem aumentar em 2022.


Saiba mais

PIB da China desacelera e cresce 7,9% na base anual


Enquanto isso, o dragão chinês aposta no crescimento acelerado

Na China, a preocupação quanto aos efeitos inflacionários também existe, mas as medidas do Banco do Povo da China (PBoC em inglês) vão em uma direção um pouco diferente.

O PBoC diminuiu o volume compulsório dos bancos, também chamado de RRR (reserve requirement ratio) em 0,5 p.p., efetivo em julho. O RRR é a quantidade de dinheiro que as instituições financeiras são obrigadas a terem em caixa. A redução dessa taxa deixa os bancos com mais capacidade fiscal de emprestar dinheiro, o que efetivamente estimula a economia do país.

A decisão foi considerada como uma surpresa. Na época, cogitava-se que o PIB iria decepcionar o mercado financeiro, e que a China estaria procurando outras maneiras de estimular o crescimento econômico.

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país, porém, embora tenha ficado um pouco abaixo das expectativas, fechou em 7,9% no segundo trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A equipe econômica da China espera que a redução também impacte positivamente a economia do país quanto às resoluções de problemas internos e externos. Além da alta de novos casos da variante Delta do novo Coronavírus, o país passa por uma guerra comercial com os Estados Unidos e uma crise de abastecimento de semicondutores.

A crise quanto às gigantes techs do país também preocupa. Diferente dos EUA, na China, as pressões regulatórias sobre companhias como o grupo Ant são muito mais severas.

A ideia do PBoC é dar uma base à economia do país caso um desses fatores se torne uma grave preocupação, especialmente em um momento de incerteza econômica global, com países recém começando a se recuperar da pandemia.

Alinhado aos planos econômicos, o país também aposta que a melhora da condição social de sua população, alinhado à uma crescente taxa de consumo doméstico, ajude a economia a ficar mais sólida.

Outra grande diferença da administração de Pequim quando comparada com Washington é que enquanto os EUA apostam em pacotes trilionários de estímulos fiscais, dando altíssima liquidez ao Dólar, a China está muito mais cautelosa.

O resultado direto disso é um Yuan que valorizou-se mais de 10% ante ao dólar desde março de 2020.
No último mês de março de 2020, 1 Yuan estava custando US$ 0,140. De acordo com os dados de hoje (21), às 13h40, 1 Yuan está custando US$ 0,154.

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…