Notícias

Com foco na abertura comercial, Guedes quer redução de 10% na tarifa do Mercosul

2 Minutos de leitura

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo quer reduzir em 10% a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. Guedes comentou sobre o assunto durante uma audiência da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e criticou a atuação dos países no bloco.

“Estamos atrasados até. É até bom que ajuda a travar um pouco essa alta de inflação que está havendo aí, a gente dá uma travada. É hora de aumentar a oferta de alimentos, aumentar a oferta de aço, de material de construção, tudo isso aí dá uma acalmada no setor”, disse ele.

A busca por uma maior abertura comercial já era prioridade do governo federal. Além disso, a redução na TEC ajudaria a controlar a inflação, que por enquanto segue acima do esperado no país.

Até o momento, o Brasil possui apenas o Uruguai de aliado da proposta no bloco que também compõe a Argentina, Paraguai, Venezuela e os demais estados associados.

Para Guedes, o veto da proposta seria bastante prejudicial ao Brasil. Para ele, é inadmissível que um país dessa magnitude fique preso às decisões de um bloco que ele classificou como atrasado nos avanços modernos, e que não evoluiu muito desde pelo menos 2011.

“Vamos tentar uma modernização do bloco, porque estamos acima do resto do mundo, com uma tarifa externa comum entre 13% e 14%, enquanto o resto do mundo está entre 3% e 4%”, disse o ministro.


Saiba mais

IBGE: inflação acelera e sobe quase 1% em julho


A média das tarifas pagas pelos países do Mercosul está em 13,4%. A primeira proposta brasileira previa uma redução de 20%, depois foi proposto uma redução de 10% e mais uma de 10% a partir de 2022.

O problema é que a proposta enfrenta resistências de países como a Argentina, que apoiam apenas a redução de 10% e para apenas 75% dos produtos comercializados no bloco.

O comércio brasileiro com a Argentina só se degradou com o passar dos anos. Em 2011, o percentual de exportações para o país vizinho era de 8,9%. Em 2020, era de 4,1%.

“A relevância, a sensibilidade e as implicações políticas requerem discussões abertas nos interessados na integração regional. É fundamental que se preserve e intensifique o livre comércio. Há um caráter de urgência na modernização do bloco”, comentou a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente do CRE.

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…