Notícias

Quanto é a inflação para cada faixa de renda?

2 Minutos de leitura

Quem está acompanhando os preços nos supermercados, conta de luz e preço dos combustíveis em postos de gasolina, sabe: a inflação está alta.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,96% em julho, uma aceleração considerável considerando os dados do mês imediatamente anterior (0,53%).

Na soma dos últimos 12 meses, a inflação já soma 8,99%, ficando muito acima do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 5,25%, indicando que a alta dos preços caminha para um descontrole.

Diversos motivos explicam a alta nos preços, desde fatores externos como o preço dos combustíveis no mercado internacional, e internos, como a crise hídrica e a falta de resolução de problemas políticos internos.

O resultado disso é uma conta de luz mais alta, a bomba de gasolina custando mais caro e os alimentos, que já haviam subido durante o pico da pandemia de COVID-19, voltaram a preocupar os brasileiros.

Embora o IPCA indique que a inflação tenha crescido 0,96% no índice nacional, a alta dos preços atinge as classes brasileiras de maneiras diferentes. Isso porque o hábito de consumo é diferente entre as diversas classes sociais, e o impacto causado pelo aumento na conta de luz, por exemplo, costuma ser maior.

É quanto a isso que existe o Indicador de Inflação por Faixa de Renda publicado mensalmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). a principal intenção do estudo é mostrar como o impacto causado pela inflação é diferente a depender da faixa de renda do cidadão.

De acordo com a última pesquisa sobre o mês de julho, a classe que mais sofreu com a variação na inflação é a muito baixa, de renda até R$ 1.650,50 por mês. Neste caso, a inflação foi de 1,12%.

Em contrapartida, a classe social que menos sentiu o impacto causado pela inflação acumulada do ano foi a de renda alta, com ganhos acima de R$ 16.509,66. Neste caso, o aumento foi de 4,28%.


Saiba mais

IBGE: inflação acelera e sobe quase 1% em julho


Abaixo, acompanhe a variação da inflação para os meses de junho e julho por renda:

RendaJun/21Jul/21
Renda muito baixa0,62%1,12%
Renda baixa0,60%1,07%
Renda média-baixa0,55%1,01%
Renda média0,52%0,89%
Renda média-alta0,44%0,78%
Renda alta0,36%0,88%

“A análise da inflação, em julho, mostra que, pelo terceiro mês consecutivo, a maior contribuição à alta de preços, para as famílias de renda mais baixa, veio do grupo habitação, impactado pelo reajuste de 7,88% das tarifas de energia elétrica, refletindo a elevação do custo da bandeira vermelha nivel 2”, diz a pesquisa do Ipea.

Agora, confira a variação da inflação considerando o acumulado do ano e o acúmulo dos últimos 12 meses:

RendaAno12 meses
Renda muito baixa4,80%10,05%
Renda baixa4,94%9,80%
Renda média-baixa5,00%9,59%
Renda média4,92%8,79%
Renda média-alta4,63%7,82%
Renda alta4,28%7,11%

“Na comparação com o mesmo período do ano passado, observa-se que, mais uma vez, a inflação em 2021 ficou bem acima da registrada em 2020, para todas as classes de renda pesquisadas. De uma maneira geral, a alta inflacionária em 2021 decorre da piora no comportamento de sete dos nove grupos de bens e serviços que compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)”, diz a pesquisa.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…