Notícias

Biden culpa a variante Delta pela geração de emprego abaixo do esperado

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pela Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, o Payroll não-agrícola do governo registrou uma geração de vagas de 235 mil no mês de agosto, muito abaixo da expectativa do mercado financeiro, que apostaram em um crescimento de 750 mil.

O resultado ainda fica pior comparado com a geração de vagas de emprego de julho, quando foram criados 1,05 milhão de empregos.

Enquanto isso, a taxa de desemprego do país ficou em 5,2% em agosto, uma queda de 0,2% comparado com o mês anterior.

O cenário de recuperação econômica dos Estados Unidos no pós-pandemia está longe de ser ruim, mas decepcionou nesse início de terceiro trimestre do ano. Segundo o presidente Joe Biden em um discurso nesta sexta-feira (02), “o que temos visto é uma recuperação econômica que é durável e forte”.

Segundo ele, porém, o mercado já sente o impacto causado pela variante Delta do novo Coronavírus, que também já gera danos na economia da China. Nos Estados Unidos, a situação é agravada pela baixa adesão à vacinação.


Saiba mais

Segundo Biden, os efeitos inflacionários são “temporários”


“Nós precisamos progredir na luta contra a variante Delta de COVID-19. Essa é uma pandemia continuada pelas pessoas não vacinadas”, disse Biden.

Até o momento, apenas 53,3% da população norte-americana está 100% imunizada, ou seja, já tomou duas doses de uma das vacinas distribuídas nacionalmente.

O problema é que a alta nas infecções gera um efeito cascata na economia. Para começar, menos pessoas acabam saindo para comer fora e contratar serviços como os de hotéis e turismo. Consequentemente, a oferta de emprego neste setor fica prejudicada.

Em seu pronunciamento, Biden também cobrou pelo andamento no Congresso sobre seu projeto de impostos para a classe mais rica do país.

“Os mais ricos precisam também pagar a parcela justa de seus impostos, nada mais. É hora de a classe trabalhadora ter imposto cortado”, disse ele.

Para retomar a economia com força, o presidente defende não só amplos planos em infraestrutura, como a aprovação do seu “Build back better”.

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…