Notícias

Fed mantém juros baixos, aumenta previsão da inflação e arranca reação positiva do mercado

2 Minutos de leitura

Ontem (22), o dia do mercado internacional foi marcado pela reação positiva quanto a decisão de manutenção da taxa de juros dos Estados Unidos pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), mantendo as taxas entre 0% e 0,2%. 

A manutenção dos juros em baixa recorde é sinal que a Federal Reserve (Fed) ainda não pretende frear o crescimento acelerado da economia, e que os efeitos inflacionários ainda não são um fator de extrema preocupação. 

Segundo o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, o atual programa de compra de títulos mensais de US$ 120 milhões podem ser revistos em um futuro próximo caso a economia continue crescendo em um ritmo saudável. 

“O Fed pode facilmente começar a redução das compras em novembro”, disse ele. As condições da economia dos EUA precisam estar favoráveis para que isso aconteça; 

Segundo ele, não são necessários extraordinários para justificar uma mudança na política de compra de ativos, apenas dados decentes de geração de emprego do país. 

“Na minha opinião, o teste para um progresso significativo em relação aos empregos está praticamente satisfeito”, disse ele. 

No caso das taxas de juros do país, o chairman do Fed disse que uma eventual mudança não acontecerá em um futuro próximo, e que não faria “sentido” agora. 

“Não faz sentido elevar os juros ao mesmo tempo em que ainda estamos reduzindo as compras. O que faríamos, acredito, seria acelerar o ritmo de redução das compras”, disse ele. 


Saiba mais

Enquanto o Fed estuda puxar o freio, a China segue seu ambicioso plano de estímulos econômicos


Quanto às previsões publicadas pelo Fed, ó órgão enxerga um Produto Interno Bruto (PIB) mais fraco que o anteriormente previsto (7%), ficando em 5,9%. A entidade também prevê uma inflação chegando a 4,2% em 2021, acima dos 3,4% anteriormente previstos. 

“Os setores mais gravemente afetados pela pandemia melhoraram nos últimos meses, mas o aumento dos casos de Covid desacelerou a recuperação”, diz o Fed. 

Segundo Powell, porém, em declarações feitas nos meses anteriores, as pressões inflacionárias no país são temporárias e resultado da grande retomada da economia do país. 

De qualquer maneira, a reação do mercado global quanto a manutenção da taxa de juros foi positiva, com boa parte dos índices globais registrando altas no início da manhã. 

Às 8h da manhã, o índice europeu STOXX 600 registrava alta de +0,83%, enquanto o DAX alemão subia +0,66%

Quanto ao mercado futuro dos Estados Unidos, o S&P 500 registrava alta de +0,50%, e o Dow Jones subia +0,46%

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…