Entrevistas

Preocupado com o futuro dos esportistas, William ‘Capita’ lança imersão em finanças e investimentos para atletas

6 Minutos de leitura

Você já conferiu aqui na Smart Money a trajetória de William Machado. Ex-zagueiro que ganhou reconhecimento atuando por Ipatinga, Grêmio e Corinthians, o ‘Capita’ já falou com exclusividade para o portal sobre como a sua jornada no futebol contribuiu para a carreira de sucesso no mercado de investimentos e sobre como a educação financeira dos atletas é deficiente

Hoje assessor de investimentos na Messem Investimentos, um dos principais escritórios credenciados à XP no Brasil, William tem a educação financeira dos atletas brasileiros como uma de suas maiores preocupações. 

Com essa preocupação em mente, o ‘Capita’ se juntou à Smart Money e a FK Partners, uma das principais escolas de finanças do Brasil, para criar a imersão em Finanças e Investimentos para Atletas

Esta imersão será uma série de quatro vídeos, disponível por tempo limitado, onde William irá mostrar para atletas – ou aquela pessoa de confiança que administra as suas finanças – como é possível se preparar melhor para a aposentadoria do mundo dos esportes. O primeiro vídeo da imersão já está disponível para todos os inscritos. 

O ENTREVISTADO 

Ex-futebolista, William ‘Capita’ hoje é assessor na Messem Investimentos

William Machado, o ‘Capita’, foi atleta profissional de futebol por mais de uma década, atuando em pequenos e grandes clubes do nosso futebol. 

Foi campeão mineiro pelo Ipatinga em 2005 e, dali, foi contratado pelo Grêmio em 2006, onde foi campeão gaúcho e vice-campeão da Copa Libertadores da América em 2007. Em 2008, chegou ao Corinthians, clube onde teve maior destaque ao longo da sua carreira, sendo campeão da Série B em 2008 e do Paulistão e Copa do Brasil em 2009. 

Bacharel em Ciências Contábeis, William sempre levou a educação financeira muito a sério durante a sua carreira. Ao se aposentar dos gramados em 2010, montou uma consultoria financeira voltada para atletas e atuou por 3 anos no mercado financeiro. 

Decepcionado por “não conseguir mudar alguns preconceitos e paradigmas”, se afastou e teve experiências como dirigente no Corinthians, Bahia e Santos. Atuou também como comentarista esportivo no canal SporTV por quase 4 anos. 

Desde 2018, atua como assessor de investimentos na Messem Investimentos, um dos maiores escritórios filiados à XP no Brasil. Parte da rotina de William, desde os tempos de jogador, é dedicada a levar educação financeira para os atletas do nosso país. 

A seguir, você confere nosso bate-papo exclusivo com o William Machado, o ‘Capita’, sobre a imersão em Finanças e Investimentos para Atletas: 

QUANDO SURGIU SEU INTERESSE PELO MERCADO FINANCEIRO? 

Meu interesse surgiu quando eu tive os primeiros contatos com o banco, primeiros contatos com gerentes. Eu percebia que o que, o gerente falava, eu não conseguia entender, isso me motivou a buscar mais informações. Eu sempre fui uma pessoa curiosa, sempre quis aprender sobre tudo. 

É óbvio que não vou aprender (tudo), mas sabendo que alguns assuntos são muito importantes, aqueles do dia a dia. E lidar com o gerente, lidar com dinheiro, era do meu dia a dia e eu percebi que eu estava muito sem conhecimento do assunto. 

DESDE QUANDO VOCÊ ATUA COMO ‘EDUCADOR’ DOS COLEGAS DE PROFISSÃO, MESMO QUE INFORMALMENTE? 

Desde cedo, ainda quando eu estudava, gostava de ajudar meus colegas que tinham mais dificuldade nas matérias que eu ia bem. Matemática era uma delas, cheguei a dar aula particular para alguns colegas no segundo grau (ensino médio) que tinham bastante dificuldade. 

Eu estudava a noite, chegava cansado (na aula) do trabalho e do treino, mas eu via que alguns tinham mais dificuldade. Um dia me pediram ajuda e eu dei, então digamos que essa veia já vem desde cedo. 

No futebol, eu comecei primeiro no Corinthians orientando alguns colegas mais jovens. Dava livros de presente, livros que eu tinha lido sobre finanças, bem didáticos. Presenteei alguns, conversava com eles sobre a necessidade de eles terem cuidado com o patrimônio deles, e que eles só poderiam ter esse cuidado tendo conhecimento do assunto. Do contrário, eles não saberiam se estavam fazendo coisas boas ou coisas ruins. 

O QUÃO IMPORTANTE, NA SUA VISÃO, É O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NA VIDA DE UM ATLETA? 

O atleta tem uma grande vantagem sobre as demais profissões, mas infelizmente quase nenhum (atleta) observa isso, e é muito difícil observar quando se é jovem. É a vantagem de saber que um dia vai parar cedo de desempenhar aquela atividade. 

Quando eu entro para engenharia, por exemplo. Me formei, começo a trabalhar e tenho a possibilidade de ser engenheiro até os 70 anos. Posso fazer uma transição, mudar rapidamente, abrir uma loja ou abrir um restaurante, mas eu tenho a possibilidade de ser um engenheiro até o fim da minha vida. 

Isso acontece com médico, advogado, contador, quase todas as profissões. A profissão de atleta a gente sabe que vai ter um prazo de validade, essa é uma grande vantagem, mas os atletas não se preparam. 

Todas as pessoas deveriam pensar na aposentadoria desde cedo, não só os atletas. Mas para os atletas, com essa particularidade, a transição de carreira deveria ser mais bem pensada e estimulada pelas pessoas que estão ao redor do atleta. 

QUAL O ERRO MAIS COMUM COMETIDO POR ATLETAS NO MERCADO FINANCEIRO? 

O erro mais comum que eu vejo com relação a atletas é eles confiarem 100% em uma pessoa para fazer a gestão, não se interessarem em aprender (sobre finanças) e não colocarem ninguém da sua mais inteira confiança – seja pai, mãe, tio, irmão ou empresário – para aprender também. Quando você contrata um profissional do mercado financeiro, não é porque o profissional é legal ou diz coisas que nos deixa feliz que a gente tem que confiar 100%. 

A gente deve confiar (no profissional), obviamente, mas o ideal seria que o atleta se interessasse ao menos um pouco em entender mais sobre o mercado, ou colocasse essa pessoa da sua irrestrita confiança para aprender, que exigisse isso dela. 

Mas eu não vejo isso. Eu vejo muitos pais assumindo a responsabilidade da gestão financeira sem se preocupar em aprender. Esse tipo de erro gera muitos prejuízos, porque pai, irmão, tio ou jogador que gerir sem conhecimento invariavelmente se expõe a maiores perdas ao longo da sua trajetória financeira. 

DE ONDE SURGIU A IDEIA PARA FAZER A IMERSÃO EM FINANÇAS E INVESTIMENTOS PARA ATLETAS? 

Desde que eu parei de jogar futebol, a minha meta sempre foi retribuir de alguma forma o que o esporte me propiciou.  Eu vejo vários atletas, principalmente ex-atletas, com o mesmo sentimento, de ter galgado alguns degraus na vida social, na vida financeira, graças ao esporte e querendo retribuir. 

E eu não sabia como (poderia retribuir). Eu tentei algumas situações, como o próprio mercado financeiro, sendo dirigente de clubes, sendo comentarista esportivo, mas eu queria alguma coisa que tivesse possibilidade de atingir mais pessoas. 

Hoje a palavra usada é escalabilidade, ou seja, atingir uma escala muito maior de atletas. Graças a tecnologia hoje isso é muito possível, em 2011 (ano em que William se aposentou) ainda estávamos longe disso. 

Então eu consegui criar junto com a Smart Money e a FK Partners essa imersão para que o conhecimento de anos de estudo e experiência dentro do esporte possa ser compartilhado com as pessoas. Seja atleta, sejam familiares de atletas, aquelas pessoas que estão passando e estão passando, irão passar ou já passaram pelo que passei e ainda tem alguma dificuldade quando o assunto é investimentos. 

VOCÊ LEMBRA DE ALGUM CASO MARCANTE DE ALGUM ATLETA (SEM CITAR NOMES) DA SUA CONVIVÊNCIA QUE TENHA IDO À FALÊNCIA LOGO APÓS A APOSENTADORIA? 

Infelizmente, sei de colegas com quem eu joguei que ganharam um relativo dinheiro e já perderam uma boa parte do que ganharam, eu fico muito chateado com essa situação. E eu sei que muitos foram enganados, foi por desconhecimento e não por esbanjar (o dinheiro) 

Isso me preocupa e por isso a ideia desta imersão. Obviamente, a pessoa tem que querer, não dá pra carregar ninguém, ela tem que se preocupar. E ela tem que dar o primeiro passo, então para aqueles que tiverem essa preocupação, acredito que essa imersão vá ajudar bastante como pontapé inicial. 

Clique aqui para se inscrever na imersão em Finanças e Investimentos para Atletas 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia…