Notícias

Regras do Imposto de Renda de 2022 são publicadas: confira as novidades

2 Minutos de leitura

As regras para a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2022 foram divulgadas pela Receita Federal nesta semana, contando com novidades em relação ao avanço das plataformas digitais do governo. 

Fique atento: neste ano, o início do período de declaração considerando o ano-base de 2021 é da segunda-feira de 7 de março até o dia 29 de abril

A declaração do imposto de renda nada mais é que um tributo que incide sobre a renda. Ela serve também para registrar seus rendimentos mesmo que estes não sejam tributáveis e acompanha a evolução do seu patrimônio, como imóveis, joias e doações que tenha recebido durante o ano, como heranças.  

Segundo o próprio Ministério da Fazenda, o pagamento do IR é compulsório e tem como justificativa o cunho social. A ideia é que a parcela da população com mais rendimento e patrimônio contribua na forma de impostos para que a qualidade de vida da população seja elevada. 

Neste ano, são obrigados a declarar todos os contribuintes que possuem uma renda anual igual ou acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis, ou R$ 1.903,98 por mês incluído o 13º. 

A tabela do IR não sofreu alteração em relação ao ano passado, seguindo a mesma desde 2015. As mudanças recentes aprovadas na Câmara dos Deputados não entram nas regras deste ano. 

No caso das empresas, elas têm até o dia 28 de fevereiro para entregarem seus comprovantes de rendimento para seus funcionários. 

Caso não declare o IR no tempo estipulado, o contribuinte corre o risco de perder o direito de, por exemplo, emitir um passaporte, realizar empréstimos bancários, participar de concursos públicos e até reclusão. 

A Receita Federal espera receber praticamente o mesmo número de declarações neste ano, ficando em 34,1 milhões. 

Neste ano, algumas novidades foram anunciadas pela Receita Federal. Abaixo, confira todas elas: 


Saiba mais

Vai declarar o Imposto de Renda? Confira esse passo a passo


gov.br e certificação digital 

O portal do governo (gov.br) possui uma importante ferramenta de Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) para todos os contribuintes brasileiros. A partir deste ano, o governo quer aprimorar ainda mais esta plataforma. 

Para começar, cidadãos precisam estar no Nível Prata ou Ouro para acessar ferramentas de consultas dentro do portal do governo, como dados da declaração e malha fina. 

Outra grande novidade possibilitará que cidadãos cadastrados no gov.br façam a declaração pré-preenchida, além de poder importar dados do Carnê-leão Web. Essa ferramenta estará disponível a partir do dia 15 de março. 

A ideia da Receita é modernizar e digitalizar ainda mais um processo que acontece anualmente no Brasil. Hoje em dia, você já pode, por exemplo, começar a declaração pelo celular e terminar em um computador, graças a integração do sistema do governo. 

É a busca por mais modernização que fez a Receita Federal anunciar mais um passo importante no processo de digitalização: 

Restituição do IR via PIX 

A restituição do Imposto de Renda (IR) poderá ser feita através do PIX, novo sistema de transação financeira do Banco Central (BC) que já faz parte do dia a dia do brasileiro. 

Caso o cidadão tenha interesse, fique atento: a chave PIX, que é cadastrada nas instituições financeiras, precisa necessariamente ser o CPF. Segundo a Receita, a regra funciona para tentar evitar o cadastro de chaves falsas. 

Outra novidade é que quem precisa pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), poderá fazê-lo também pelo sistema PIX. 

Foto: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…