Internacional

Revisão de dados confirma inflação recorde na zona do euro

2 Minutos de leitura

A inflação ao consumidor na zona do euro subiu 8,9% no acumulado dos últimos 12 meses até julho, segundo publicado hoje (18) pela Eurostat – agência de estatísticas da União Europeia. Os dados revisados foram de encontro com a informação preliminar publicada no fim de julho e com as expectativas do mercado financeiro. 

Segundo a Eurostat, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,1% em julho ante o mês anterior. Com isso, a inflação na zona do euro chegou a 8,9% em 12 meses, uma nova máxima histórica para o indicador. 

A agência aponta também que o CPI na União Europeia (UE) avançou 9,8% nos últimos 12 meses, com 18 dos 27 países-membros do bloco registrando uma aceleração da inflação em julho. A maior inflação da UE hoje é a da Estônia (23,2% em 12 meses), enquanto a França e Malta (6,8%) têm a menor inflação do bloco. 

No gráfico abaixo, confira a inflação anual dos membros da UE em julho de 2022: 

Fonte: Eurostat 

A maior pressão inflacionária na zona do euro veio do setor de Energia, responsável por 4,02 pontos percentuais do CPI anual da região em julho. Alimentos, álcool e tabaco (2,08 p.p), Serviços (1,60 p.p) e Bens industriais não-energéticos (1,16 p.p.) também alavancaram a inflação da zona do euro. 

Desde o segundo semestre do ano passado, as economias europeias têm vivido uma aceleração na inflação. Esse movimento foi iniciado por conta da volta de parte da demanda reprimida pela pandemia de Covid-19 e intensificada com o início do conflito entre Rússia e Ucrânia em fevereiro, que fez disparar o preço de diversas commodities no mercado internacional. 

Para tentar conter o avanço da inflação, bancos centrais das economias desenvolvidas iniciaram um processo de aperto monetário, aumentando as taxas de juros para inibir o consumo. O Banco Central Europeu (BCE), autoridade monetária da zona do euro, deu início ao seu ciclo de alta dos juros na sua última reunião de política monetária, realizada na primeira quinzena de julho.


Saiba mais 

Zona do Euro tem PIB revisado para baixo


A zona do euro é um bloco composto por 19 países que adotam o euro como moeda oficial, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.  

Bulgária, Dinamarca, Estônia, Hungria, Polônia, Romênia, Suécia e Tchéquia são países-membros da UE, mas adotam tem sua própria moeda oficial.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…