Notícias

Produção industrial desacelera e tem crescimento nulo em junho

1 Minutos de leitura

De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã, a produção industrial nacional teve crescimento nulo (0,0%) no mês de junho, na série livre de influências sazonais, após crescer 1,4% no mês anterior.

Em maio, quando subiu 1,4%, o índice havia interrompido a sequência de três meses de quedas no setor.

Na comparação com o mês do ano anterior, o setor industrial assinalou avanço de 12,0% em junho de 2021, com resultados positivos em quatro 8 das quatro grandes categorias econômicas, 19 dos 26 ramos, 60 dos 79 grupos e 65,6% dos 805 produtos pesquisados.

“Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria cresceu 12,0% em junho de 2021, décima taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação”, disse o IBGE.


Saiba mais

FGV: confiança empresarial aumenta 3,1 pontos em julho, maior nível desde 2013


Segundo o IBGE, três das quatro das grandes categorias econômicas e 14 dos 26 ramos pesquisados mostraram queda na produção.

Entre os destaques negativos, estão veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,8%), celulose, papel e produtos de papel (-5,3%) e produtos alimentícios (-1,3%).

“Outras contribuições negativas importantes sobre o total da indústria vieram de produtos de metal (-2,9%), de indústrias extrativas (-0,7%), de produtos diversos (-5,8%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,5%), de móveis (-5,2%) e de outros produtos químicos (-0,8%)”, diz o IBGE.

Entre as variações positivas no mês, o grande destaque é de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, representando o principal impacto do mês, crescendo 4,1%.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…