Os preços do gás natural no mercado europeu dispararam nesta quarta-feira (10) na medida em que o continente talvez tenha dificuldades com a montagem de estoque para o inverno.
Os contratos futuros do TTF holandês para setembro estavam custando € 207 por megawatt-hora às 15h30 desta quarta-feira (10), alta de 7,72% e ficando um pouco acima dos valores registrados poucos dias após o início da guerra na Ucrânia.
A reação do mercado energético vem na mesma medida em que a Europa se prepara para um inverno com dificuldades de suprimento de gás natural e embates com a Rússia.
Embora ainda estejamos a quatro meses do inverno europeu, os recentes cortes no suprimento de gás que parte da Rússia colocou dúvidas no mercado, que suspeita que o continente talvez não consiga o estoque o suficiente para suprir o período marcado pela alta demanda.
No último mês, os olhos estavam todos voltados para o Nord Stream 1, principal elo de ligação da Alemanha com a Rússia. O gasoduto possui mais de 1,2 mil km de extensão e é um dos principais polos de abastecimento do continente.
Saiba mais
Inflação dos EUA tem crescimento nulo em julho
A carga de suprimento do Nord Stream 1 já sofreu dois cortes intensos promovidos pela principal companhia energética russa, a Gazprom. O primeiro, efetuado antes da manutenção programada do mês passado que paralisou o gasoduto por dez dias, cortou em 60% o fluxo de gás natural.
O segundo, realizado após as operações normalizarem, deixou o gasoduto com apenas 20% de capacidade. Como os diálogos entre a Gazprom e as companhias energéticas alemãs, bem como o próprio governo, estão prejudicadas, existe um certo temor que o fluxo possa ser interrompido definitivamente.
Países como Alemanha e Reino Unido já prepararam planos de racionamento e redução de consumo de gás natural para o frio, como apagões organizados na área industrial e, no caso da Alemanha, reduções no uso da energia elétrica e água quente.
Apesar dos receios, a Europa conta com os estoques a 70% da capacidade máxima, fincando na média dos anos anteriores para o período. Mesmo assim, o mercado segue pressionado com receios de mais cortes no fluxo de gás natural e problemas em lugares como a Alemanha.
Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos?
Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.