Notícias

Biden anuncia intenção de quebra de patentes de imunizantes contra COVID-19

1 Minutos de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quarta-feira (05) que deve apoiar medidas que quebram as patentes de imunizantes desenvolvidos contra COVID-19. 

“A administração acredita fortemente em proteção de propriedade intelectual, mas em serviço de acabar com a pandemia, apoia a suspensão dessas proteções para vacinas contra COVID-19”, disse Katherine Tai, conselheira comercial do Comitê de Caminhos e Meios da Câmara dos Estados Unidos.

A medida deve acelerar de forma exponencial a fabricação e distribuição de imunizantes contra o vírus, podendo inclusive beneficiar países como o Brasil. Segundo Tai, já que a vacinação da população norte-americana está garantida, a administração deve continuar seus esforços para “expandir a confecção e distribuição desses imunizantes”.

Biden deve iniciar as negociações na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) marcada para esta semana.

Segundo o presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o passo é importante para a imunização mundial contra COVID-19.

No modelo atual, quando um imunizante é confeccionado por um laboratório, nenhum outro pode produzir sem a devida autorização. Geralmente, países mais desenvolvidos são contra propostas de quebra de patentes, pois prejudicam o setor privado.

A nova postura dos EUA é uma mudança comparado com meses atrás. Anteriormente, durante a administração de Donald Trump, quando a vacinação mal tinha começado no mundo, a defesa dos EUA era a de valorização das patentes. 


Saiba mais

Baixa do dólar em 2021 depende de vacina e ajustes fiscais


No ano passado, quando os governos indiano e sul-africano apresentaram à OMC uma proposta de quebra de patentes, Estados Unidos, Brasil, Japão e alguns países da Europa se posicionaram contra. Com a mudança de postura na administração de Biden, o Brasil fica um pouco mais isolado diplomaticamente.

“Isso é uma crise de saúde global, e circunstâncias extraordinárias da pandemia de COVID-19 existem medidas extraordinárias”, disse Katherine Tai.

Foto:

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…