Curiosidades

A Páscoa está mais cara, mas você sabe quanto?

2 Minutos de leitura

Você não precisa ser um especialista em economia para enxergar o óbvio: a Páscoa está ainda mais cara em 2022. Com momentos de grande volatilidade no mercado financeiro, toda a cadeia de produção foi afetada e, infelizmente, estamos sentindo o impacto nas prateleiras. 

A inflação, como você já sabe, não é de hoje e nem vai embora tão cedo, o aumento dos preços é um processo natural e até mesmo importante para a saúde da economia. Em datas comemorativas, no entanto, é comum perceber com mais facilidade esse aumento nos preços. Até porque, na maioria dos casos, vários meses acumulados de inflação estarão agindo sobre esses produtos consumidos de forma sazonal. 

Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os chocolates subiram 8,5% em comparação com os preços 2021. de Já de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cesta de produtos relacionados a Páscoa apresentou um avanço nos preços de 3,93% nos últimos 12 meses. 

Os números, como você já deve ter percebido, estão abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses até março deste ano, a inflação no Brasil já chega a 11,30%. 

Fonte: FGV

Mas se você está lendo isso, provavelmente já está se perguntando: se os itens de Páscoa subiram menos que a inflação, por que parecem estar tão caros? 

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) pode nos trazer a resposta. Em boa parte do país, pesquisadores da autarquia foram às ruas, ou melhor, às prateleiras, para monitorar os preços dos ovos de Páscoa. 

A verdade é que, pelos dados, o preço dos ovos de chocolate oscila muito mais de estabelecimento em estabelecimento do que de um ano para o outro. No Rio de Janeiro, o Procon-RJ apontou que o preço dos ovos varia em até 50% dependendo da loja em que o consumidor compra o produto. O estudo mapeou o preço de aproximadamente 700 produtos em 40 pontos de venda diferentes.


Saiba mais

Início promissor, crise de 2008, reconstrução e o lançamento da marca própria: há 15 anos, nascia a Messem Investimentos


Já em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Procon-MS constatou uma variação de até 189% no valor final dos ovos de Páscoa em sua pesquisa divulgada nesta terça-feira (12). Uma caixinha de ovos, da mesma marca, pode ser encontrada por R$ 6,90 na cidade, mas esse valor chega a até R$ 19,99 a depender do estabelecimento comercial. As caixas de bombom na cidade podem ter uma diferença de até 96,54%. 

Por isso, a recomendação universal é que o consumidor pesquise bem os preços antes de fazer as compras de Páscoa. Vale ainda prestar atenção no varejo online, onde o você pode encontrar promoções bastante vantajosas e, em alguns casos, ainda receber cashback proporcional ao valor da compra. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…