Curiosidades

De analista Big Data a engenheiro de Blockchain: as profissões da próxima década que você precisa conhecer

3 Minutos de leitura

As novas tecnologias certamente revolucionaram as formas como nos comunicamos, trabalhamos, processamos informações e consumimos. Para a geração mais nova, especialmente a que está chegando agora no mercado de trabalho, viver em um mundo sem essa intensa e presente conectividade é praticamente impossível. 

Quando falamos especificamente do trabalho, por exemplo, as novas tecnologias podem ser um forte sinônimo de revolução.  

Tudo isso que vivemos hoje faz parte da chamada 4ª revolução industrial. Não é apenas sobre a criação de novas tecnologias, pois isso já foi chamado de 3ª revolução industrial, mas como os ofícios estão se adaptando à criação de novos espaços 100% virtuais, que estão cada vez mais precisos e rápidos. 

A 4ª revolução industrial é marcada pela automação dos serviços, além do uso de ferramentas poderosas, como nuvens e blockchain, para deixar cada vez mais eficientes todos os processos. 

Para muitos especialistas, essa rapidez nos processos beneficia principalmente as economias emergentes. Afinal, a chegada do mundo digital revoluciona o modo como pedimos comida, contratamos um táxi, processamos os dados das nossas empresas. 

Junto com essa verdadeira revolução nos processos, novas profissões devem ser criadas e procuradas na próxima década. Abaixo, você vai conferir algumas delas: 


Saiba mais

Se prepare para dar tchau para suas notas de R$ 100: o futuro é digital


Engenheiro de Blockchain 

A indústria de Blockchain certamente vai criar inúmeras profissões no futuro, e o engenheiro é uma delas. 

Mais que desenvolver um sistema em Blockchain, o engenheiro é um especialista de alta qualificação que consegue integrar essa nova tecnologia à sistemas como inteligências artificiais. 

Para empresas, especialmente as do ramo tecnológico, esse profissional é uma mina de ouro! 

Como você deve imaginar, esse profissional deve possuir um alto nível de conhecimento em programação avançada, além de sempre ficar atualizado nas principais novidades das tecnologias de criptografia, desenvolvimento de softwares e afins. 

Desenvolvedor de wearables 

O nome é estranho e essa profissão já existe, mas vai ficar cada vez mais comum conforme a tecnologia avança. 

O desenvolvedor de wearables é focado naqueles utensílios tecnológicos que possuem como meta a facilitação da vida do usuário. São eles os óculos inteligentes, relógios e lentes, por exemplo. 

Crypto broker 

Eu tenho certeza de que você já conhece os brokers, profissionais do mercado financeiro que realizam operações na Bolsa de Valores. Crypto brokers não foge muito desse conceito, mas com uma diferença fundamental. 

Criptomoedas estão cada vez mais importantes no mercado de ativos digitais, mas diferente de moedas nacionais, por exemplo, elas são decentralizadas e aplicadas em Blockchains. 

Diferente de como era há uma década atrás, quando apenas o Bitcoin roubava a cena, hoje existem centenas de criptomoedas diferentes, possibilitando o surgimento de investidores que com um portifólio variado, faz o seu dinheiro com a compra e venda desses ativos. 

Se criptomoedas ainda parecem um mundo paralelo, ou uma brincadeira, pense de novo, pois esse mercado já vale mais de US$ 2,5 trilhões. 

Analista de cybercidade 

Como você deve imaginar, fazer a gestão de uma cidade não é uma tarefa fácil, mas com a implementação de sistema inteligentes, essa profissão fica cada vez mais qualificada. 

Imagine que, em uma cidade, você possua diferentes sistemas funcionando ao mesmo tempo. Você possui sistema integrados como o de semáforos, mas existem também os de monitoramento, como de picos de temperatura em lugares específicos ou até mesmo níveis de toxicidade no ar. 

Conforme a tecnologia avança e os sistemas em cidades ficam mais inteligentes, os profissionais focados na análise e manutenção dessas estratégias vai ficar cada vez mais requisitado. 

Analista de Big Data 

Big Data nada mais é que o conjunto de milhões de dados que precisam ser processados. A palavra surgiu através dos três “V”s fundamentais: Velocidade, Volume e Variedade. 

Empresas do mundo inteiro, especialmente as que possuem complexos sistemas tecnológicos, como servidores em nuvem, produzem uma quantidade enorme de dados brutos, que precisam ser processados, otimizados e analisados. 

Neste caso, entra o profissional de Big Data. As vezes, de tão volumoso que é o trabalho, são empresas inteiras que fazem esse serviço. 

Afinal, dados são o novo “petróleo”, como você já deve ter ouvido falar. 

Geneticista 

Manipulação genética não é uma coisa nova, mas certamente evoluiu astronomicamente na última década. 

Essa profissão, que manipula o mapeamento genético de plantas, seres humanos e outros animais, vai ficar cada vez mais importante no futuro. Afinal, o ser humano sempre está na busca de melhorias genéticas. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…