Curiosidades

Há 60 anos, John Kennedy fazia discurso que deu origem ao Dia do Consumidor

3 Minutos de leitura

O Dia do Consumidor, comemorado nesta terça-feira (15), é atualmente a segunda data mais importante para o e-commerce no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo portal UOL, cerca de 56% dos consumidores planejam fazer algum tipo de compra no dia 15 de março deste ano. 

Pelo quarto ano consecutivo, as estimativas de vendas do varejo para a data aumentaram. Em 2022, o setor espera que os números cresçam 49% em relação ao registrado no ano passado. Em termos de importância para o e-commerce, apenas a Black Friday ultrapassa o Dia do Consumidor. 

Você sabe, no entanto, como surgiu essa data comemorativa? O dia não foi escolhido ao acaso, o dia 15 de março marca um dia histórico na luta pelos direitos do consumidor no mundo. 

No dia 15 de março de 1962, exatos 60 anos atrás, o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy discursou para o Congresso norte-americano sobre os direitos do consumidor. Na ocasião, Kennedy assinou um decreto que enumerava alguns direitos básicos do consumidor. 

O presidente apontou, entre outros pontos, que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido quando necessário. Com a assinatura do decreto nos EUA, foi estimulado o início do reconhecimento dos direitos do consumidor ao redor do mundo.

“Se os consumidores recebem produtos inferiores, se os preços são exorbitantes, se as drogas são inseguras ou inúteis, se o consumidor é incapaz de escolher com base em informações, então seu dólar é desperdiçado, sua saúde e segurança podem ser ameaçadas, e o interesse nacional sofre.”

John F. Kennedy

Aqui no Brasil, por exemplo, no mesmo ano foi aprovada a Lei Delegada Nº 4, do dia 26 de setembro de 1962, que dispõe sobre a “intervenção no domínio econômico para assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo”. No mesmo período começaram a surgir no Brasil os primeiros órgãos destinados à defesa dos direitos do consumidor. 

Na constituição brasileira de 1988, o inciso XXXII do art. 5º determina que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”. O Código de Defesa do Consumidor válido no Brasil foi elaborado logo em seguida e oficialmente implementado em 1990.


Saiba mais 

Entenda como a guerra na Ucrânia já afeta o seu bolso


O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, no entanto, só começou a ser comemorado no ano de 1983, mais de 20 anos após a fala de Kennedy nos EUA, passando a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) após dois anos. 

Alguns anos mais tarde, o varejo começou a abordar a data como uma oportunidade de negócios. O Dia do Consumidor virou uma ferramenta para varejistas aquecerem o mercado em uma época que geralmente é de baixo movimento. Após as festas de fim de ano – Natal e Ano Novo –, os consumidores tendem a comprar menos nos primeiros meses de cada ano. 

Assim como na Black Friday, o Dia do Consumidor rapidamente se expandiu e hoje é mais do que apenas uma data comemorativa. Hoje, é comum ver varejistas promovendo uma semana ou até mesmo um mês de março inteiro para promoções temáticas para a data. 

E a iniciativa deu certo. Em 2021, por exemplo, as lojas de e-commerce faturaram cerca de R$ 6,3 bilhões de reais com campanhas do Dia do Consumidor, um crescimento de mais de 80% ante os números alcançados em 2020. 

A data, além de ser uma oportunidade para comprar um produto desejado com melhores condições de pagamento, também é um bom lembrete para que o consumidor se atente aos seus direitos. O acesso ao Código de Defesa do Consumidor é um direito de todos os brasileiros, e você pode conferir e fazer download do mesmo gratuitamente no portal do Senado. 

Clique aqui para acessar o Código de Defesa do Consumidor.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…