Colunista Smart Money desde os primeiros passos do portal, o chef Eduardo Geri agora tem novos conteúdos para compartilhar com os Smartnautas.
Empreendedor, Geri tem a missão de ajudar empreendedores em potencial a tirar seus sonhos do papel. Inicialmente, o chef compartilhava conosco colunas em forma de texto e, desde maio, passou a compartilhar vídeos feitos especialmente para você, leitor Smart Money. A partir de agora, você também pode acompanhar o podcast do chef Eduardo Geri: Negócios de Papel.
Com 41 anos de idade, Geri é natural de Rio Grande (RS) e hoje mora em Florianópolis (SC), onde abriu em 2020 seu restaurante, o Geri Assados e Sabores. Trabalhou no setor bancário, foi gerente no Sicredi e no Santander. Em 2010, tudo mudou na vida dele, que nunca havia comandado uma cozinha antes negócio.
“Eu fui criado na beira do fogão. E empreender é de família, vem de gerações”, aponta o chef.
E foi justamente no negócio da família, um restaurante, que Geri se encontrou. Pediu demissão do Santander, onde era gerente da agência, e atendeu ao chamado da família, que precisava da sua ajuda para comandar a cozinha do restaurante A Camponesa, na sua cidade natal.
Esse momento, segundo Geri, pode chegar para todas as pessoas. “Todo mundo, um dia, vai ter o grande ‘insight’, aquela ideia genial”, afirma. Mas então o chef nos traz um importantíssimo questionamento: “O que nos impede de empreender?”, questiona. A resposta, para Geri, é simples, três fatores fazem com que as pessoas não consigam tirar suas grandes ideias do papel.
“Medo, medo e medo”, aponta.
Esse medo todo, segundo o chef, é fruto de falta de conhecimento. “Falta conhecimento, de como iniciar um negócio, como gerir um negócio”. A fala de Geri não é feita sem embasamento, já que ele mesmo passou por essa etapa. O chef “fugiu” da vida de empreendedor durante anos, trabalhando em diversas empresas até atender o chamado do restaurante da família.
Através de seu canal no YouTube, o Mãe Virei Chef, Eduardo Geri compartilha – além de receitas – lições importantes e dicas para aqueles que querem investir seu dinheiro para tornar o próprio negócio uma realidade.
O podcast, segundo, Geri, acabou surgindo naturalmente. O “exército de um homem só”, como ele mesmo define, se viu sobrecarregado com as demandas de gravação e edição. Perguntado sobre a principal diferença entre os conteúdos em vídeo e os podcast, Geri afirma que “facilidade” é o termo chave.
“O YouTube requer certo refino. O podcast é um conteúdo onde há muita facilidade tanto para mim quanto para quem vai escutar. Eu pego meu microfone, gravo e a pessoa pode ouvir no carro, lavando louça ou até mesmo no banho”.
Embora o YouTube esteja menos movimentado nos últimos meses, Geri avisa: novidades estão a caminho! Segundo ele, uma nova parceria firmada recentemente irá ajudar a impulsionar a produção de conteúdo para as plataformas, tanto em vídeo quanto em áudio.
Por fim, Geri compartilhou conosco três dicas “fundamentais” para quem tem o sonho de empreender, de criar seu próprio negócio.
“Não invente a roda”, pontuou o chef em sua primeira dica. Para Geri, você não precisa inventar algo inovador, algo que não exista, para começar a empreender. “Quem inventou a roda não inventou a bicicleta, o monociclo, não inventou o carro”.
O chef usou como exemplo o slogan do próprio restaurante: “o frango agora tem um chefe”. Geri melhorou um produto básico, e aproveitou da alta do preço das carnes para abrir seu restaurante, onde serve frango, mas com um refino acima do famoso ‘frango de padaria’.
“A segunda grande dica é: conheça a sua rua, o seu bairro, o seu mercado”, apontou o chefe. Para ele, ter ciência das características do ambiente ao seu redor é crucial para iniciar um negócio de sucesso.
A partir desse conhecimento, o empreendedor pode amadurecer o seu negócio, tirar o mesmo do papel e então fazer o mesmo crescer. “Tu não vais conquistar o mundo antes de conquistar a tua rua. Conhece o teu chão conhece o teu bairro, tu não vais vender gelo na Antártica nem areia no deserto”, apontou.
A terceira dica de Geri para os empreendedores em potencial é uma ferramenta que pode auxiliar o empreendedor a organizar seu negócio. “Faça um Business Model Canvas, é muito fácil. Com uma folha de ofício e uma caneta a pessoa consegue fazer basicamente um plano de negócios”, apontou.
“O que é o meu negócio? Qual a minha proposta de valor? Como que eu faço isso? Para quem eu faço isso?”, complementou o chef. Para Geri, a definição do público-alvo, da persona, é fundamental. A partir da mesma, é possível entender diversas frentes do seu negócio, inclusive a forma de comunicação mais eficaz para vender seu produto ou serviço.
E não esqueça, a partir desta semana o podcast Negócios de Papel será disponibilizado para você, Smartnauta, aqui no nosso portal. Para conferir o trabalho do chef Eduardo Geri no Spotify, clique aqui.