Entrevistas

Multicampeão de Beach Tennis, Alex Mingozzi diz que o incentivo de jovens atletas é essencial para o crescimento esporte no Brasil

3 Minutos de leitura

O Brasil é um país mundialmente conhecido por sua enorme variedade de praias e regiões litorâneas, e não é por acaso. A região da costa brasileira tem mais de 10,9 km de extensão, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com uma cultura litorânea rica e praias de tirar o fôlego do Norte ao Sul do país, o Brasil também é terreno fértil para o crescimento de esportes que focam nas areias e no sol de verão. 

Alguns desses esportes já conhecemos há muito tempo, como o vôlei de praia e o futebol de areia, ambos contando com inúmeros títulos mundiais e uma torcida forte. 

Mais recentemente, outro esporte vem dominando seu espaço nas areias brasileiras: o Beach Tennis. 

Sua origem é relativamente recente. O esporte foi criado oficialmente na segunda metade da década de 80, na província italiana de Ravennana. Desde lá, a modalidade vem conquistando o mundo inteiro. 

Por aqui, a história do Beach Tennis é recente, mas isso não impediu que o país já se tornasse um dos maiores campeões mundiais, superando inclusive o país de origem do esporte em outubro deste ano. 

Para Alex Mingozzi, atual capitão da seleção brasileira de Beach Tennis e o atleta com mais títulos no esporte, a popularidade no Brasil já acumula um “número absurdo” de apoiadores. 

“Tem mais praticantes que o Tênis”, disse Mingozzi. Para ele, o Beach Tennis consegue ser um esporte mais agregador e de família. “É o segredo do esporte, muita confraternização. Não enxergo limites”. 


Saiba mais

Para Hellen Telles, networking é fundamental para o gerenciamento de carreira de atletas


Mingozzi é italiano de nascença e possui uma história farta no esporte. Quando conheceu o Beach Tennis pela primeira vez, ainda com 13 anos quando brincava com amigos na praia, a popularidade da modalidade era mais limitada. Não demorou muito tempo, porém, para acontecer uma explosão de popularidade do esporte. 

Com 17 anos, Mingozzi já começava a competir de forma profissional. Aos 20, conquistou seu primeiro título. 

“Me formei como advogado na Itália, mas nunca trabalhei com isso, pois a vida de jogador profissional era muito intensa”, disse. “Passei toda a minha vida jogando pelo mundo, colecionando títulos, ótimos momentos, conhecendo muitas pessoas”. 

Mingozzi é tricampeão mundial do Beach Tennis, sendo que dois desses títulos foram conquistados no Brasil. Mais recentemente, em outubro deste ano, a seleção brasileira conquistou o quarto pódio de ouro e se igualou ao mesmo número de títulos que a Itália, que sempre foi campeã absoluta do esporte. 

“Depois de quase dois anos sem torcida por conta da Covid, foi especial”, disse ele, que também enfatizou a grande cobertura da Globo durante a competição.  

O maior campeão do esporte mora no Brasil desde 2015, onde constituiu uma família e uma base sólida. Ele comenta que o início foi um pouco difícil por conta da barreira linguística, mas tudo fluiu naturalmente. 

Com a carreira mais que consolidada no esporte, Mingozzi também é dono da maior escola de Beach Tennis do mundo, a Astra, que hoje educa toda uma nova geração que fará a diferença no esporte nos anos futuros. 

“Quando me mudei para o Brasil já tinha uma experiencia muito grande com o ensino do Beach Tennis, já tinha feito muitas clínicas em vários países do mundo, formando professores e tudo. Comecei em 2001”, disse ele. “Quando me mudei pra cá, enxerguei a oportunidade de criar um sistema de franquias, com um alto nível de ensino, metodologia. Estava faltando no Brasil”. 

Atualmente, a Astra conta com 30 franquias, incluindo algumas delas na Argentina e Uruguai. Futuramente, o projeto deve expandir para países como Chile, Austrália e Inglaterra. 

A Astra possui uma metodologia única, e conta com sistema de aulas prontas que os profissionais treinados podem usufruir. A idealização é que um professor qualificado em uma determinada cidade do país possa desenvolver a mesma técnica desenvolvida por Mingozzi. 

“A ideia é de proporcionar uma experiência completa no detalhe de um conhecimento técnico que eu adquiri”, disse ele. “Isso ajuda muito e incentiva ainda mais os jovens atletas que vão poder aproveitar da nossa metodologia”. 

Mais informações sobre a Astra e sua metodologia de ensino você pode conferir no site oficial

Foto: Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia…