Notícias

3ª fase do Open Banking começa hoje (29); confira as novidades

1 Minutos de leitura

A terceira fase de implementação do Open Banking, nova tecnologia que está revolucionando a comunicação entre as instituições financeiras brasileiras, começa nesta sexta-feira (29). 

Nessa etapa, o Banco Central (BC) promete novidades para o PIX, sistema de pagamentos que deve ficar mais ágil e fácil. A principal mudança permite que os consumidores efetuem transações financeiras sem a necessidade de um aplicativo de banco. 

Imagine a seguinte situação: você quer comprar uma comida via aplicativo, e opta pela opção do PIX para o pagamento. A partir de hoje (29), aplicativos como o iFood poderão colocar a opção de pagamento diretamente no próprio app

A quarta e última etapa deve acontecer em 2022, quando todas as operações de clientes, como abertura de crédito, operações de câmbio, seguros e previdências poderão estar integradas dentro do sistema do open banking. 

De acordo com o próprio BC, o Open Banking “é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”. 


Saiba mais

Entenda como o Open Banking deve trazer vantagens para os bancos, comércio e consumidores


A nova tecnologia aumenta drasticamente o compartilhamento de informações entre as instituições financeiras, e são várias as vantagens. Para começar, ela fomenta o incentivo pela livre concorrência entre as instituições, que agora podem ter acesso aos dados de usuários, interagindo com eles. 

Imagine que você seja cliente de um determinado banco, que possui taxas ‘X’ de empréstimo, por exemplo. No sistema de Open Banking, outras instituições financeiras poderão ter acesso a esses dados e ofertar melhores juros. 

É importante dizer que o compartilhamento de informações é totalmente opcional. Mesmo assim, a tecnologia existe para benefício do próprio usuário, então fique atento às vantagens. 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…