Notícias

“Acesso não autorizado”: sites da Americanas, Submarino e Shoptime saem do ar

2 Minutos de leitura

As plataformas de e-commerce da Americanas, que inclui o site da Americanas, Submarino e Shoptime, saíram no ar neste domingo (20). Segundo a companhia, a suspensão das atividades acontece devido a um “acesso não autorizado” nos seus servidores, embora esse ataque não tenha sido especificado. 

“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, disse a Americanas em comunicado divulgado ao mercado. 

Os sites já haviam sido suspensos no sábado (19). Na ocasião, a Americanas havia dito que não havia indícios de comprometimento da base de dados da companhia. Ontem (20), os serviços foram suspensos novamente e outro comunicado foi publicado. 

A queda nos sites também afeta os aplicativos da companhia, e os consumidores estão ineptos de realizarem compras nas plataformas. 

Com a queda nas plataformas, as ações da Americanas (AMER3) caíram 4,50% às 15h desta segunda-feira (21). 


Saiba mais

Mercados amanhecem na negativa nesta segunda (21) com o encontro entre Putin e Biden no radar


O que aconteceu? 

Quem tenta acessar os sites da plataforma encontra a mesma mensagem da companhia, informando que suspendeu as atividades “por questões de segurança”. Mais cedo, porém, os sites apresentavam uma mensagem de falha de DNS. 

DNS (Sistema de Nomes de Domínio) nada mais é que um registro geral do número de endereços está ligado ao domínio principal da página, como ‘americanas.com’. Falhas acontecem quando essa identificação não acontece. 

Ataques cibernéticos em companhias de grande porte estão se tornando cada vez mais comuns. O tipo mais comum de ataque é o ransomware, que “sequestra” grandes quantidades de dados e pede uma recompensa – geralmente em criptomoedas – para devolver estes dados. 

Até o momento, não há qualquer informação acerca de possível ataque hacker nos servidores da companhia. De qualquer maneira, a dica para o consumidor é sempre a mesma: caso a senha que você usa para os aplicativos da companhia seja a mesma para outros lugares, a recomendação é de efetuar a troca. 

Para a companhia, o impacto gerado pela suspensão das plataformas de e-commerce deve afetar as vendas totais das lojas. Isso porque cerca de 60% das vendas brutas da companhia estão ligadas às plataformas digitais. 

Foto: Americanas / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…