As medidas de isolamento social, impostas pela pandemia do Covid-19, contribuíram ainda mais para o aumento das compras online. A Amazon (AMZO34F), companhia que se concentra no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial, é conhecida como uma gigante em seu setor, é uma das que mais está se favorecendo nestes tempos. Na quinta-feira (29), ao divulgar os resultados financeiros para o 3º trimestre deste ano, comprovou as projeções positivas: o lucro foi de US$ 6,3 bilhões, ou US$ 12,37 por ação. Analistas delineavam retornos de US$ 7,41 por ação neste trimestre. O lucro representa o triplo dos US$ 2,1 bilhões vistos no 3º trimestre do ano passado.
Com previsão de US$ 92,7 milhões, a receita ficou em US$ 96,1 bilhões no 3º trimestre de 2020, representando uma alta de 37% sobre o mesmo período de 2019. A Amazon está acumulando crescimento desde 2º trimestre, também considerado extremamente positivo. A gigante havia lucrado US$ 5,2 bilhões, elevado à categoria de melhor desempenho até hoje, desbancado agora pelo 3º trimestre. Na comparação entre os dois, o lucro expandiu 21%. Ainda em relação ao 3º trimestre, a empresa destacou ter criado novas 400 mil vagas de emprego somente neste ano, assim como salientou os resultados obtidos durante campanha de descontos Amazon prime Day.
Com tantos números positivos, a Amazon comemora a aceleração do crescimento nos mercados locais e internacionais. Para se ter uma ideia, a receita líquida na América do Norte cresceu 39% na comparação entre o 3º trimestre de 2019 e o 3º trimestre de 2020. Na comparação entre os mesmos períodos de 2018 e 2019, a alta havia sido de 24%. Da mesma forma, o mercado internacional viu uma ampliação de 37% contra uma alta de 18%.
Mas a Amazon possui um setor que não está acompanhando o crescimento da empresa em seu todo, que é o serviço de computação em nuvem AWS, que desacelerou, em comparação aos demais. As vendas desta unidade ficaram em US$ 11,6 bilhões neste trimestre, ou seja, um crescimento anual de 29% sobre os resultados do 3º trimestre de 2019, lembrando que o crescimento havia sido de 35% no 3º trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018.
EXPECTATIVAS
Para o 4º trimestre, a expectativa é de que as vendas fiquem entre US$ 112 bilhões e US$ 121 bilhões, o que significaria uma alta de 28% a 38% na comparação com o mesmo período de 2019. Os analistas esperam algo equivalente, com vendas em US$ 112,3 bilhões. Esta expectativa extremamente positiva vem amparada pela constatação de que consumidores estão realizando compras antecipadas para o Natal. Isso faz com que a empresa sinalize uma temporada superior a todas as outras.
A receita operacional (considerando despesas) deve ficar entre US$ 1 bilhão e US$ 4,5 bilhões no 4º trimestre, contra os US$ 3,9 bilhões vistos no 4º trimestre de 2019. Essa previsão já leva em conta custos de US$ 4 bilhões por conta da pandemia. Para o 3º trimestre de 2020, a Amazon havia separado US$ 2 bilhões. São gastos com EPIs aos funcionários, limpeza das sedes e aumento de salários, entre outros.
A ação da Amazon encerrou a quinta-feira cotada a US$ 3.211,01 na bolsa tecnológica americana Nasdaq, uma alta de 1,52%. Mas a ação caía cerca de 1,40% no after market em Nova York. Em 2020, o papel acumula alta de cerca de 74%.
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