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Balanço da Apple mostra números acima dos esperados

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Mesmo sendo considerado o carro chefe da Apple (AAPL34), as dúvidas sobre o iPhone, acabaram por tirar o brilho do balanço do 4º trimestre da companhia, uma das maiores empresas de equipamentos eletrônicos e softwares do mundo. Mesmo assim o balanço mostrou números superficialmente acima das expectativas do mercado. Lembrando que a Apple adota um ano fiscal diferente, por isso o resultado publicado agora trata-se do último trimestre do ano fiscal de 2020 da empresa.

 O faturamento da empresa ficou em US$ 64,7 bilhões, acima das estimativas do mercado, que conforme as referências da Refinitiv esperavam uma receita de $ 63,70 bilhões. O lucro por ação (LPA) foi de US$ 0,73, também acima das previsões dos analistas, que apostaram em um LPA de US$ 0,71. E na quinta-feira (29), logo após a divulgação do relatório, as ações da fabricante do iPhone, negociadas na bolsa tecnológica Nasdaq, chegaram a cair 4% no after market.

Independente do aumento da arrecadação, a comercialização do iPhone caiu mais de 16% em comparação ao mesmo trimestre de 2019. A empresa também deixou subentendido incertezas sobre as projeções de vendas do smartphone no trimestre encerrado em dezembro, que será o primeiro do ano fiscal de 2021. Juntas, os duas condições contribuíram para desacelerar o interesse dos investidores em relação ao balanço.

Analistas da área ressaltaram a falta de detalhes, especialmente quanto a performance esperada para as vendas do iPhone 12, lançamento muito esperado e que aconteceu no dia 13 de outubro, e que foi, de certa forma, desapontador, visto que o recém lançado smartphone vem desacompanhado de fones e do plugue do carregador. 

Mesmo ciente desta pequena decepção frente ao que o aparelho oferece, a Apple diz estar muito confiante quanto às vendas, ressaltando conceitos positivos, como estar capacitado com a tecnologia 5G e promoções que devem ser lançadas pelas operadoras. Mais do isso, a Apple aposta em sua carteira de clientes fiéis. O fato de que a comercialização não tenha acontecido como o projetado no trimestre passado, não afetou sobremaneira a companhia, que no momento está concentrando forças nas vendas futuras do iPhone 12. Essa comercialização deverá fazer sim diferença nos próximos trimestres.

Outra esfera que ultrapassou as estimativas do mercado foi o de serviços, que abrange o streaming Apple Music e a plataforma de armazenamento iCloud. O avanço nas receitas de assinaturas foi de 16% na comparação anual. No balanço anterior, a receita proveniente da comercialização de celulares diminuiu, enquanto no setor de serviços e wearables foram registraram recorde de faturamento no trimestre.

Analistas observaram ainda que no 2º trimestre, as receitas das vendas de Macs e iPads, estimuladas pela utilização do home office, ultrapassaram todas as expectativas. A receita do Mac cresceu 29% no 3º trimestre, comparado ao mesmo período de 2019, enquanto a do iPad cresceu 46% na mesma comparação.

As vendas de wearables, que incluem o Apple Watch e os fones de ouvido EarPods, também vieram ligeiramente acima das expectativas, subindo mais de 20% no terceiro trimestre, na comparação com o terceiro trimestre de 2019. Com destaque para os novos modelos Apple Watch Series 6, que foram lançados em setembro.

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