Notícias

Boletim Focus: BC vê Selic mais alta enquanto inflação continua subindo

1 Minutos de leitura

Segundo o Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, a meta Selic, considerada a taxa básica de juros do Brasil, deve terminar o ano em 6,63% a.a.

Comparado com as projeções da semana passada, é um aumento de 0,13% p.p. Para 2022, as projeções também subiram, de 6,75% a.a. para 7% a.a.

A tendência é que a Selic aumente conforme as pressões inflacionárias surpreendam o setor econômico. Atualmente, elas são provenientes da crise hídrica no Sudeste e Centro-Oeste do país, além das altas dos combustíveis nas refinarias.

Quanto à crise hídrica, o uso de usinas termelétricas para suprir a demanda provocou o aumento da tarifa da energia elétrica, que atualmente está no segundo nível da bandeira vermelha.

Segundo órgãos do governo, a crise deve se estender até novembro, período que marca o fim da estiagem. Até lá, existe o risco de racionamento de energia elétrica, além de apagões.

Segundo o Boletim Focus, a inflação deve terminar o ano em 6,11%, bem acima do teto da meta de 5,25% estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Comparado com a semana passada, é um aumento de 0,04%.

Confira a variação histórica do IPCA segundo o Boletim Focus desde a segunda semana de março:

Para 2022, 2023 e 2024, a inflação deve ficar em 3,75%, 3,25% e 3,16%, respectivamente.


Saiba mais

Efeito cascata: entenda como a retomada econômica brasileira pode ser prejudicada pelos efeitos inflacionários da crise hídrica


PIB e câmbio

As análises para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro também subiram. Seguindo a tendência de projeções positivas do mercado, o Boletim Focus indica que o índice de crescimento econômico do país deve terminar o ano em 5,26%.

Comparado com a semana passada, é um aumento de 0,08%. Para 2022, 2023 e 2024, o PIB deve ficar em 2,09%, 2,50% e 2,50%, respectivamente.

O câmbio sofreu uma leve variação positiva de R$ 0,01 comparado com o boletim da semana passada, indo a R$ 5,05 até o término do ano.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…