Notícias

Boletim Focus: IPCA fica perto de 6% e projeções para o PIB sobem

1 Minutos de leitura

Segundo o Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado como a inflação oficial brasileira, deve terminar o ano em 5,97%.

Na comparação com o boletim da semana passada, o aumento nas projeções é de 0,07%.

Atualmente, o principal fator que pesa a inflação do país é a crise hídrica que afeta as regiões sudeste e centro-oeste do país. Com a seca, que deve durar até novembro, o governo aprovou o uso de usinas termelétricas para suprir a demanda.

O problema é que a energia das termelétricas costuma ser mais cara. Por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já aumentou a bandeira vermelha para o nível 2 no mês de junho.

Com a conta de luz mais cara, o IPCA-15, considerado como uma prévia da inflação publicada pelo Banco Central (BC), ficou em 0,83% em junho. O conjunto de energia elétrica aumentou 3,85% no período.

No mês de maio, o maior impacto no IPCA, que é publicado mensalmente pelo IBGE, foi a energia elétrica, com alta de 5,37%.

Confira a variação do IPCA segundo o Boletim Focus:

Outro índice que sofreu variação positiva é o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a análise das instituições financeiras, o índice de crescimento do país deve ficar em 5,05% em 2021. Na comparação semanal, o índice subiu 0,05%.

O aumento faz jus às recentes projeções do mercado quanto à recuperação do Brasil para o ano.

Para 2022, 2023 e 2024, o PIB deve ficar em 2,11%, 2,50% e 2,50%.


Saiba mais

Efeito cascata: entenda como a retomada econômica brasileira pode ser prejudicada pelos efeitos inflacionários da crise hídrica


Selic e câmbio

Mesmo com o aumento das projeções quanto à inflação brasileira, as análises quanto à Selic não sofreram variação na semana. Segundo as análises, a taxa básica de juros brasileira deve terminar o ano em 6,50% a.a.

O câmbio também não sofreu variação e deve terminar 2021 em R$ 5,10.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…