Notícias

Boletim Focus: mercado projeta inflação mais alta e PIB retrai

1 Minutos de leitura

Segundo o Boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central (BC) contando com a colaboração de mais de 100 instituições financeiras, a inflação brasileira deve terminar o ano em 7,27%.

As altas consecutivas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) refletem um cenário de descontrole na alta dos preços, impulsionada pela crise hídrica que assola o Sudeste e Centro-oeste do país, além das altas consecutivas dos combustíveis nas refinarias.

Comparado com os dados da semana passada, é uma alta de 0,16% nas projeções. Em um mês, as apostas para o IPCA já subiram em 0,48%. A inflação brasileira para 2021, portanto, deve ficar muito acima do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 5,25%.

As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) retraíram na comparação com o boletim da semana passada. O mercado enxerga um crescimento econômico de 5,22% em 2021, uma redução de 0,05% comparado com o Focus da semana anterior.

Em um mês, as projeções para o PIB brasileiro reduziram em 0,08 p.p.


Saiba mais

Quanto é a inflação para cada faixa de renda?


Selic e câmbio

Uma das consequências de uma inflação acima do esperado é a possível manutenção da meta Selic, a taxa básica de juros do país. O instrumento é utilizado pelo Banco Central (BC) para tentar barrar a alta nos preços.

Atualmente, a Selic está em 5,25% a.a. Segundo o Boletim Focus, porém, ela deve terminar o ano em 7,50%. Não houveram alterações nas projeções na comparação semanal. No mês, porém, a alta é de 0,50 p.p.

Quanto ao câmbio, a projeção de economistas subiu R$ 0,05 na comparação semanal e o Dólar deve terminar o ano em R$ 5,15.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…