Notícias

Confaz aprova congelamento do ICMS sobre os combustíveis por 90 dias

2 Minutos de leitura

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou agora a pouco uma medida que congela o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre as vendas dos combustíveis por 90 dias. 

As informações foram publicadas pelo Ministério da Economia. Segundo a pasta, o congelamento acontece para ajudar na manutenção dos preços nos valores vigentes de 01/11/2021 até 31/01/2021. 

A alta nos preços dos combustíveis segue sendo um ponto latente no governo brasileiro. Na segunda-feira (25), a Petrobras que os preços da gasolina e do diesel nas refinarias seriam ajustados em 7,04% e 9,15%, respectivamente. 

“Esses ajustes são importantes para garantir que o mercado siga sendo suprido em bases econômicas e sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras”, disse a estatal. 

Além da variação no mercado internacional, um Real mais fraco ante o Dólar contribui para um cenário de aumentos consecutivos nos preços dos combustíveis, que são indexados na moeda norte-americana. 

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina nas bombas subiu mais de 30% em um ano. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de 1,16% da inflação de setembro foi impactada principalmente pela energia elétrica e pela variação mensal nos preços dos combustíveis (2,43%). 


Saiba mais

Petrobras anuncia mais um reajuste nos combustíveis e gasolina sobe 7,04%


Para tentar conter a alta acelerada dos preços, a Câmara dos Deputados aprovou no início do mês uma medida que muda o cálculo do ICMS. De acordo com a proposta aprovada no Congresso, o valor da alíquota é definido de acordo com uma média dos preços dos últimos dois anos. 

Atualmente, o ICMS é calculado através de um preço de referência, o PMPF, que é ajustado a cada 15 dias de acordo com os preços vigentes dos combustíveis. 

Com um governo pressionado pela alta nos combustíveis nas bombas, o presidente Jair Bolsonaro disse ontem (28) que a estatal deveria contribuir com um papel mais social, e que os lucros da petroleira não deveriam estar tão altos. 

“Repito, ninguém vai quebrar contrato, ninguém vai inventar nada, mas tem que ser uma empresa que dê um lucro não muito alto como tem dado”, disse ele em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…