Notícias

Dívida bruta cai para 78,5% do PIB em março, diz Banco Central

1 Minutos de leitura

De acordo com dados do Banco Central (BC), a dívida pública do governo federal recuou para 78,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em março. A Dívida Bruta fechou em R$ 7,009 trilhões. 

Em fevereiro, a relação dívida/PIB do Brasil havia ficado em 79,2%. Com os dados divulgados nesta segunda-feira (16), é a quarta queda consecutiva da dívida bruta. 

Na direção oposta, a Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) subiu de 57,1% em fevereiro para 58,2% do PIB em março, atingindo R$ 5,198 trilhões. 


Saiba mais

Estamos diante de um Bear Market?


Os dados divulgados pela autarquia deveriam ter sido publicados no dia 31 de março, mas atrasaram devido à greve de servidores do BC. Sem um acordo firmado com o governo, a paralisação retomará a partir desta terça-feira (17). 

A relação dívida/PIB é um dos principais indicadores econômicos que apontam se o país paga as suas dívidas. Quanto maior a dívida, maior a probabilidade de que o governo fará calote. 

Embora siga tendência de baixa após o pico de 89% do PIB em fevereiro de 2021, a dívida bruta segue acima dos patamares pré-pandemia. Ao término de 2019, ela estava em 74,8% do PIB. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…