Notícias

Exportações de bens do Brasil caíram 7,1% no 3º trimestre, diz OCDE

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) as exportações brasileiras de mercadorias sofreram queda de 7,1% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com o trimestre imediatamente anterior. 

Acompanhando a queda, a taxa de importações brasileira teve queda de 1,5% no mesmo período. 

Na direção oposta, porém, as exportações de bens de serviços subiram 3,6% no terceiro trimestre do ano. Enquanto isso, as importações de serviços recuaram 0,5%. 

Os dados fazem parte de um relatório divulgado nesta terça-feira (23) sobre os países que compõe o grupo do G20. As exportações do chamado Grupo dos Vinte subiram 0,9% no terceiro trimestre do ano, enquanto as importações caíram 0,4%. 

Em relação a exportação de bens de serviços, os países do G20 somaram alta de 5,1% em relação ao trimestre anterior, enquanto as importações avançaram 5,8% no mesmo período. 


Saiba mais

Ministério da Economia piora projeções da inflação para 2021 e 20Gasolina brasileira já está mais cara que a do México, Argentina e Austrália


Segundo a entidade, embora os números do G20 signifiquem uma desaceleração em relação ao primeiro semestre de 2021, o mercado segue em níveis históricos graças ao recente superciclo das commodities, além de bons resultados nas empresas de tecnologia. 

Nos Estados Unidos, as exportações de bens subiram 1,1%, enquanto as importações subiram 1,5%. No caso de bens de serviços, os avanços são de 2,2% e 11,1%, respectivamente. 

Na União Europeia (EU), as exportações de bens recuaram 0,5% e as importações subiram 0,4% no mesmo período. 

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…