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FGV: confiança do consumidor cai 1,4% em janeiro e inicia 2022 na negativa

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Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de confiança do consumidor (ICC) caiu 1,4% em janeiro, para 74,8 pontos, após ter subido 0,6% em dezembro do ano passado. 

Na comparação com o mesmo mês no ano anterior, o índice de confiança do consumidor caiu 1,8%. Em dezembro, havia caído 3%. 

“A confiança dos consumidores inicia 2022 em queda, influenciada pelo aumento do pessimismo em relação aos próximos meses. A retomada do auxílio emergencial e uma percepção mais favorável sobre o mercado de trabalho parecem ter contribuído para a redução da distância entre a confiança dos consumidores de alta e baixa renda”, disse Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens. 

Segundo a pesquisa, a situação do endividamento das famílias brasileiras segue uma incógnita, “dependendo do que pode acontecer no mercado de trabalho, controle da inflação e reduções de incertezas em um ano que se inicia com surto de Ômicron e Influenza e termina com as eleições”. 

A queda do índice foi influenciada principalmente pela baixa nas expectativas para os próximos meses. O índice de expectativas (IE) caiu 2,7 pontos, para 80,7 pontos. Enquanto isso, o índice de situação atual (ISA) subiu 0,5 ponto, para 66,1 pontos. 


Saiba mais

Focus: mercado enxerga uma inflação mais alta em 2022


Abaixo, acompanhe o ICC por faixa de renda: 

Faixa de renda Indicador em pontos Variação em pontos 
 Dez/21 Jan/22 Dez/21 Jan/22 
Até R$ 2.100,00 63,7 69,1 0,6 5,4 
Entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00 66,3 68,4 0,0 2,1 
Entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600,00 83,5 80,6 1,2 -2,9 
Acima de R$ 9.600,00 87,6 84,0 2,3 -3,6 

Foto: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

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