O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu para 85,8 pontos em janeiro de 2023. Os números foram publicados nesta quarta-feira (25) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), parte da FGV, e mostrou uma queda de 2,2 pontos na confiança dos consumidores brasileiros. De acordo com as pesquisas, a baixa no ICC foi motivada principalmente por uma piora nas expectativas dos consumidores a respeito dos próximos meses.
O Índice de Situação Atual se manteve na estabilidade, variando 0,2 ponto para 71,1 pontos. Já o Índice de Expectativas caiu 3,6 pontos de dezembro para janeiro, ficando nos 96,7 pontos e voltou a ficar abaixo da neutralidade.
A média móvel trimestral do ICC recuou pelo segundo mês consecutivo, variando 0,9 ponto negativo para 86,4 pontos. Na comparação anual, o indicador tem alta de 11,2 pontos ante o registrado em janeiro de 2022 (74,6 pontos).
Para Viviana Bittencour, Coordenadora de Sondagens do FGV IBRE, a nova queda no ICC reflete um momento de pessimismo dos consumidores em relação aos próximos meses. Ela destaca, no entanto, que o otimismo tem aumentado entre as famílias de menor poder aquisitivo.
“A percepção sobre a situação atual não se altera muito em relação aos meses anteriores, ou seja, há uma desaceleração do mercado de trabalho, endividamento e taxa de juros elevados que continuam diminuindo as intenções de compras nos próximos meses”, explica. “Há uma equiparação do nível de confiança entre as faixas de renda, mas que não significa um resultado favorável, já que todas se mantem girando em torno dos 80 pontos, nível baixo em termos históricos”.
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