Fundo ImobiliárioNotícias

Financiamento imobiliário bate recorde e deve terminar ano com alta de 34%

1 Minutos de leitura

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de financiamentos imobiliários saltou em 113% no primeiro trimestre de 2021. 

Os valores registrados pela Abecip são recordes. Foram movimentados R$ 43,1 bilhões no primeiro trimestre do ano, com a venda de pelo menos 187,6 mil unidades no período.

Embora a pandemia do novo Coronavírus tenha prejudicado todos os setores nos primeiros meses do ano, o interesse do brasileiro em ter a casa própria em 2021 só cresce. Isso, somado aos juros baixos e bom ciclo, beneficia o setor, que está aquecido.

Mesmo com o recente aumento da taxa básica de juros do país, a meta Selic, pelo Banco Central, a mudança demora um pouco para ser sentida no setor imobiliário, que segue com taxas baixas de financiamentos. Mesmo assim, uma taxa a 3,50% continua baixa quando comparada a anos atrás.


Saiba mais

Resultado do setor imobiliário em 2020 é o mais alto desde 2014


Todos esses fatores fizeram com que a Abecip projetasse um crescimento de 34% em 2021, ante a releitura feita de 27%. Segundo a associação, o ano deve movimentar R$ 170 bilhões.

“Os preços dos imóveis ainda não recuperaram as perdas do fim da década passada. Desde o pico, em dezembro de 2014, os preços estão 24% mais baixos em termos reais segundo o Índice FipeZap residencial, disse Eduardo Zylberstajn, consultor da  Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ao Estadão. 

Segundo o consultor, saber se é a hora ou não de comprar um imóvel parte das prioridades de cada família:

“Agora, uma boa hora para comprar sempre é algo muito peculiar de cada família. As pessoas devem ponderar sempre quanto tempo pretendem ficar no imóvel, levando em conta aspectos de planejamento familiar e profissional”.

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…