Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta segunda-feira (4)

4 Minutos de leitura

O início da vacinação da população contra COVID-19 continua mantendo o otimismo do mercado financeiro no primeiro dia útil do ano. Mais de 50 países já iniciaram a imunização, enquanto o mercado espera o fim da pandemia em um futuro próximo. No Brasil, atrasos quanto à aprovação de um composto contra a doença marcam o fim de 2020. 

Nos Estados Unidos, o vazamento de um telefonema de Trump com o secretário de Estado da Geórgia deve marcar os últimos dias da administração do republicano. O mercado aguarda a posse de Biden com tons positivos.

Esses e outros destaques você confere agora.

VACINAÇÃO NO BRASIL CONTINUA INCERTA, ENQUANTO MUNDO SE PREPARA PARA A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA

Mais de 50 países já iniciaram a vacinação da população contra COVID-19. A expectativa é que em um futuro próximo, a volta da normalidade ajude na recuperação econômica global, gravemente afetada pela pandemia.

Embora as notícias sejam motivantes, no Brasil a incerteza sobre uma vacina contra o vírus continua. O país ainda não tem uma vacina aprovada para iniciar o plano de imunização, e ainda enfrenta barreiras logísticas que podem atrasar o enfrentamento da doença.

O Brasil atrasou em firmar um acordo com a vacina da Pfizer (PFE), que é a mais usada atualmente pelos países. Barreiras na logística, como o transporte de um composto que precisa ser mantido a -70º C, atrapalharam as negociações.

Agora, o governo busca outras alternativas. Neste sábado (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parte com Oxford. O pedido foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a Anvisa, a aprovação excepcional viabiliza um início de imunização da população imediatamente após o composto ser aprovado para uso.

O atraso na aprovação de uma vacina contra COVID-19 já provoca reações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clínicas particulares já estudam a importação de uma vacina contra a doença. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) pretende comprar doses da vacina indiana Covaxin, que ainda está na fase de testes. A investida depende da aprovação da Anvisa.

VAZAMENTO DE CONVERSA DE TRUMP ABALA O MUNDO POLÍTICO DOS EUA

Perto do fim de seu mandato, a administração do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu outro baque na tarde deste domingo (3). Em telefonema publicado pelo The Washington Post, o político republicano pede ao secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que ele “encontre 11.780”, que daria uma vantagem de 1 ponto a Trump no estado.

O conteúdo da gravação tem cerca de uma hora, e mostra investidas de Trump para que o sistema eleitoral da Geórgia encontre meios para validar a vitória do republicano no estado. Segundo Trump, a vitória do presidente eleito Joe Biden em estados-chave do país é fraudulenta.

Segundo Carl Bernstein, o caso de Trump é pior que o Watergate. Na ocasião, Berstein e Bob Woodward, do The Washington Post, revelaram a participação criminosa do então presidente do país, Richard Nixon, contra a sede do Comitê Nacional Democrata. O caso culminou na renúncia de Nixon em 1974.

“Isso não é um déjà-vu, é algo muito pior do que o que aconteceu no Watergate. Essa gravação evidencia o que esse presidente está disposto a fazer para enfraquecer o sistema eleitoral. Ilegalmente, inapropriadamente e imoralmente, ele tenta incitar um golpe para continuar como presidente dos EUA”, disse Bernstein para a CNN.

Enquanto Trump luta para achar vitórias em estados-chave, o mercado financeiro aguarda pela transição de poder do cargo mais importante do país. A inauguração do presidente eleito Joe Biden está marcada para o dia 20 deste mês.


Saiba mais

Vacinação no Brasil pode começar no dia 20 de janeiro


AGENDA

Às 8h25: O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central (BC).

Às 10h: Divulgado dados sobre o PMI Markit relativos a dezembro.

BOLSAS E CÂMBIO

Os mercados europeus iniciaram a manhã do primeiro dia útil do ano registrando altas nos seus principais índices. O continente segue a tendência de otimismo com o início da vacinação da população contra COVID-19, que indica um futuro próximo da retomada da normalidade e uma recuperação econômica global.

Hoje, o Reino Unido começa a usar a vacina da AstraZeneca (AZN) na imunização da população. A ilha já usa o imunizante da Pfizer (PFE) no seu plano nacional de vacinação desde o início de dezembro.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +1,58%, indo a 405,34 pontos
  • DAX (GDAXI): +1,27%, indo a 13.893,20 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +2,64%, indo a 6.631,40 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +1,63%, indo a 5.641,99 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,94%, indo a 22.442,50 pontos

A tendência positiva também continua nos índices asiáticos, que fechou registrando altas. O único destaque de queda é do índice japonês, que caiu -0,68% depois que o primeiro-ministro do país, anunciou que considera decretar estado de emergência no país por conta da alta nos casos de COVID-19.

  • Hang Seng (HK50): +0,89%, indo a 27.472,81 pontos
  • KOSPI (KS11): +2,47% , indo a 2.944,45 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,86%, indo a 3.414,45 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,68%, indo a 27.258,38 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,08%, indo a 5.267,72

Às 8h da manhã, os principais índices futuros dos Estados Unidos registram altas:

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,41%, indo a 12.938,75 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,54%, indo a 30.662,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,52%, indo a 3.768,38 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta segunda-feira (4):

  • Às 9h05, o Dólar caiu -0,49%, a R$ 5,16
  • Às 9h05, o Euro caiu -1,05%, a R$ 6,30

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…